Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA (12.85)
Código: POP3107
Nome: TÓPICOS AVANÇADOS EM FECUNDIDADE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta disciplina apresenta aspectos sociais, econômicos, culturais da fecundidade com base nas reflexões sobre a transição da fecundidade, determinantes próximos da fecundidade, difusão, saúde reprodutiva, planejamento familiar, determinantes da escolha de métodos anticonceptivos, gênero e preferencias reprodutivas nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Referências: BONGAARTS J. A framework for analyzing fertility determinants. Population ans Development Review, 4(1): 105-132, DAVIS, k. BLAKE J. Social struture and fertility na analytic framework. Economic Development and Cultura Change, 4(3) 211-235. POLLAK, R. A. and WATKINS, S. C. (1993). Cultural and economic approaches to fertility: proper marriage or mésalliance? Population and Development Review, 19 (3): 467-496. BONGAARTS, J. and WATKINS, S. C. (1996). Social interactions and contemporary fertility transitions. Population and Development Review, 22 (4): 639-682. ROSERO-BIXBY, L. and CASTERLINE, J. B. (1993). Modelling diffusion effects in fertility transition. Population Studies, 47: 147-167. ÁVILA, Maria Betânia e CORRÊA, Sonia. O movimento de saúde e direitos reprodutivas no Brasil: Revisitando percursos. In: GALVÃO L. e DÍAZ, J. Saúde sexual e reprodutiva no Brasil: Dilemas e desafios. São Paulo: HUCITEC POPULATION COUNCIL. cap. 2, p. 71-103., 1999. MUNDINGO, Axel. Los programas de planificación familiar y su función en la transición de la fecundidad en América Latina. In: Notas de Población. Santiago de Chile: Naciones Unidas. CELADE., ano XX, n.55. p.11-39., 1992. CAIRO. Direitos reprodutivos e saúde reprodutiva. In: Relatório da conferência internacional sobre população e desenvolvimento. Cairo, Egito: FNUAP, Nações Unidas. cap. VII, p.57-69, setembro, 1994. HEILBORN, M.L.; SORJ, B. Estudos de gênero no Brasil. In: MICELI, Sergio (org.). O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). São Paulo: Editora Sumaré: ANPOCS; Brasília: CAPES, v.2, 1999. p. 183-221. (Sociologia). SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Sociedade, Porto Alegre, v.20, n.2, p. 71-99, jul./dez. 1995. VANCE, C.S. A antropologia redescobre a sexualidade: um comentário teórico. Physis-Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 1995. CORRÊA, S. Gênero e políticas públicas no Brasil: em que ano estamos?. Brasília, 2002. (Reflexões apresentadas no Seminário Gênero e Políticas Públicas, promovidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher em 7 de março de 2002, Brasília).

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