Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA (12.85)
Código: POP3001
Nome: ASPECTOS HISTÓRICOS DA DINÂMICA POPULACIONAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina está dividida em duas grandes partes: a primeira faz referência aos fatos demográficos e a segunda faz referências às teorias que tentam explicar esses fatos demográficos: i) Na primeira o objetivo é discutir os aspectos fundamentais do crescimento histórico da população centrando atenção nas análises das tendências de crescimento e câmbios das diferentes populações que constituíram e constituem a humanidade; populações que se renovam (ou não) através da fecundidade, mortalidade e as migrações. ii) Na segunda o objetivo é estudaras abordagens clássicas da teoria da transição demográfica, da relação entre desenvolvimento econômico e crescimento populacional, e aspectos atuais relacionados ao tamanho de população.
Referências: BACCI, M. L. Historia de la Poblacion Europea. Barcelona: Editora Critica, 1999. Capitulo 1 - Cifras. COALE, A. J. (1979) The demographic transition: a summary, some lessons and some observations. In: CHO, L., KATUMASA, K. (eds.). Fertility Transition of East-Asian Populations. Honolulu: University Press of Hawaii. Cap. 2: 9-23 PINTO, A.V. El espacio en demografía. In: El pensamiento crítico en demografía. CELADE, Santiago – Chile, p300 a p363. 1973. HAJNAL, J. European marriage patterns in perspective. In GLASS, D. V., EVERSLEY, D. E. C. Population in History. London: Edward Arnold. 1965, Cap. 6: 101-143. BETHELL, Leslie. Historia de América Latina. 4. America Latina Colonial: Población, Sociedad y Cultura. MALTHUS, T. (1983). Princípios de Economia Política e Considerações sobre sua Aplicação Prática: Ensaio sobre a População. São Paulo: Abril Cultural. Caps. 1 a 7: 279-315. NOTESTEIN, F. (1945) Population - the long view. In: SCHULTZ, T. W. (ed.). Food for the World. Chicago: University of Chicago Press. McNICOLL, G. (1984) Consequences of rapid population growth: overview and assessment", Population and Development Review, 10 (2): 177-240. BONGAARTS, J. (2009). Human population growth and the demographic transition. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 364(1532), 2985–2990. http://doi.org/10.1098/rstb.2009.0137. LUTZ, W., & QIANG, R. (2002). Determinants of human population growth. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 357(1425), 1197–1210. http://doi.org/10.1098/rstb.2002.1121. STEPHENSON, J.; NEWMAN, K.; MAYHEW, S. (2010). Population dynamics and climate change: what are the links? Journal of Public Health, 32 (2): 150-156. DE SHERBININ, A., CARR, D., CASSELS, S., & JIANG, L. (2007). Population and Environment. Annual Review of Environment and Resources, 32, 345–373. http://doi.org/10.1146/annurev.energy.32.041306.100243 HARPER, S. (2012) Environment, migration and the European demographic deficit. Environ Res Lett;7:015605.

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