Referências: |
CAIMI, Flávia Eloísa. Conversas e controvérsias: o ensino de História no Brasil (1990- 1998). Passo Fundo: UPF, 2001.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa.In: Teoria e Educação. Rio Grande do Sul:, 2, 1990.
FERREIRA, Marieta de Moraes. A história como ofício: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
FERREIRA, M. M. Notas sobre a institucionalização dos cursos universitários de História no Rio de janeiro. In GUIMARÃES, M. L. S. (Org). Estudos sobre a escrita da história. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PROENÇA, M. C. Ensinar, aprender História, questões de didática aplicada. Lisboa: Livros Horizonte.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; OLIVEIRA, I. F. . A formação do profissional de história na contemporaneidade.. Mouseion (UniLasalle), v. 19, p. 109-125, 2014.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; OLIVEIRA, I. F. . Desafios da formação inicial para a docência em História. Revista História Hoje, v. 2, p. 131-147, 2013.
OLIVEIRA, MARGARIDA MARIA DIAS DE; SOUZA, W. O. . O PIBID e o espaço escolar como formadores de professores de história: os desafios para a junção teoria e prática. In: Laurécio de Araújo Sá Júnior; Cynara Teixeira Ribeiro; Marta Aparecida Garcia Gonçalves. (Org.). Compartilhando saberes na construção da docência no PIBID/UFRN. 1ed.: EDUFRN, 2017, v. , p. 108-128.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O direito ao passado: uma discussão necessária à formação do profissional em história. 1. ed. Aracaju: Editora-UFS, 2011. 302p. |