Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (13.25)
Código: PPGH0040
Nome: DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: História da universidade no Brasil e dos cursos de História: unidade e diversidade, formação de professores e formação do cidadão: saberes diversos e campo de conhecimento de referências. A tríade ensino-pesquisa-extensão como fundamento da ação docente nos componentes curriculares: definição de objetivos, estratégias e avaliação. Metodologias e ferramentas disponíveis: o hibridismo como possibilidade.
Referências: CAIMI, Flávia Eloísa. Conversas e controvérsias: o ensino de História no Brasil (1990- 1998). Passo Fundo: UPF, 2001. CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa.In: Teoria e Educação. Rio Grande do Sul:, 2, 1990. FERREIRA, Marieta de Moraes. A história como ofício: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: FGV, 2013. FERREIRA, M. M. Notas sobre a institucionalização dos cursos universitários de História no Rio de janeiro. In GUIMARÃES, M. L. S. (Org). Estudos sobre a escrita da história. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. PROENÇA, M. C. Ensinar, aprender História, questões de didática aplicada. Lisboa: Livros Horizonte. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; OLIVEIRA, I. F. . A formação do profissional de história na contemporaneidade.. Mouseion (UniLasalle), v. 19, p. 109-125, 2014. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; OLIVEIRA, I. F. . Desafios da formação inicial para a docência em História. Revista História Hoje, v. 2, p. 131-147, 2013. OLIVEIRA, MARGARIDA MARIA DIAS DE; SOUZA, W. O. . O PIBID e o espaço escolar como formadores de professores de história: os desafios para a junção teoria e prática. In: Laurécio de Araújo Sá Júnior; Cynara Teixeira Ribeiro; Marta Aparecida Garcia Gonçalves. (Org.). Compartilhando saberes na construção da docência no PIBID/UFRN. 1ed.: EDUFRN, 2017, v. , p. 108-128. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O direito ao passado: uma discussão necessária à formação do profissional em história. 1. ed. Aracaju: Editora-UFS, 2011. 302p.

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