Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL (13.90)
Código: PPGEH0027
Nome: ENSINO DE HISTÓRIA: HISTÓRIA ORAL E NARRATIVA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Os debates teóricos sobre memória, experiências e narrativas. Perspectivas metodológicas para o uso de memórias, experiências e narrativas no ensino de História; A História oral como possibilidade metodológica para o trabalho com memórias e experiências no ensino de História na educação básica.
Referências: ALBERTI, Verena. Ouvir, contar: textos de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004. ANTONACCI, Maria Antonieta. Memórias ancoradas em corpos negros. 2ª ed. São Paulo: EDUC, 2015. BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Magia e Técnica, Arte e Política. 7. Ed, São Paulo, Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, v. 1). BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e Técnica, Arte e Política. 7. Ed, São Paulo, Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, v. 1). CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2011. FENELON, Déa Ribeiro et al (org.). Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho d’ Água, 2004. FERREIRA, Marieta M. e AMADO, Janaína. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed.FGV, 2000. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: Ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Eds. 34, 2014. GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em W. Benjamin. Campinas, SP: São Paulo: Perspectiva / FAPESP / UNICAMP, 1999. GALZERANI, Maria Carolina Bovério Práticas de ensino em projeto de educação patrimonial: a produção de saberes educacionais. IN: Pro -Posições v . 24, n . 1 (70) | p . 93-107 | jan ./ abr . 2013. KHOURY, Yara. Narrativas orais na investigação social. Projeto História (22), São Paulo: PUC-SP, 2001, p.78-103. MIRANDA, Sonia Regina. SIMAN, Lana Mara Castro (Orgs.). Cidade Memória e Educação. Juiz de Fora: UFJF, 2013. PAIM, Elison Antonio. Memórias e Experiências do Fazer-se Professor(a). Jundiaí: Paco Editorial, 2012. PAIM, Elison Antonio; GUIMARÃES, Maria de Fátima (Orgs.). História, memória e patrimônio: possibilidades educativas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.13.8