Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA (16.21)
Código: PPGA0145
Nome: CASOS PARA ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ementa: Casos para ensino: conceitos, características, vantagens e desvantagens do uso de casos para o ensino e tipologia. Estrutura para a elaboração dos casos para ensino. Notas de Ensino e aplicação dos casos. Desenvolvimento e aprendizagem por casos. Como escrever casos para aplicação nas áreas de marketing, finanças, logística, tecnologia de informação, pessoas e produção.
Referências: ARAÚJO, M.V.P; Rejowski, Mirian; Leal, Sérgio Rodrigues. Uso de casos para ensino em turismo:Estratégia de ensino-aprendizagem para a formação superior no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. São Paulo, 6(1), pp.109-126, jan./abr, 2012. BARNES, L. B.; CHRISTENSEN, C. R.; HANSEN, A. J. (Eds). Teaching and the Case Method, 3.ed. Boston: Harvard Business School Press, 1994. BÖCKER, F. Is case teaching more effective than lecture teaching in business administration? An exploratory analysis. Interfaces, v. 17, n. 5, p.64-71, set./out. 1987. BONNER, S. E. Choosing teaching methods base on learning objectives: an integrative framework. Issues in Accounting Education, Sarasota, v. 14, n. 1, p.11-39, fev. 1999. BURGOYNE, J.; MUMFORD, A. Learning from the Case Method: A Report to the European. ECCH, Cranfield, 2001. COSTA, Cleide Jane Sá Araújo; PINTO, Anamélea de Campos. Uma experiência de formação continuada com a metodologia de aprendizagem de casos e mapas conceituais. E-Currículum, São Paulo, v. 4, nº 2, jun 2009. ERSKINE, J. A., LEENDERS, M. R. Learning with cases. London: University of Western Ontario, 1997. GIL, Antonio Carlos. Elaboração de casos para ensino de administração. Revista GRAHAN, Andrew. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão. V. 2, nº 2, jul-dez 2004. IKEDA, A. A.; VELUDO DE OLIVEIRA, T.; CAMPOMAR, M. C. O Caso como estratégia de ensino na área de Administração. Revista de Administração, São Paulo, v.41, n.2, p. 147-157, Abr./Jun. 2006. LEENDERS, M. R. et. al. The ivey case writing process. Disponível em: <www.cases.ivey.uwo.ca>. Acesso em: 10 set. 2009. LEENDERS, M. R.; ERSKINE, J. Case research: the case writing process. London: Research and Publication Division / School of Business Administration, 1989. LEENDERS, M.; ERSKINE, J. Case research: the case writing process. London: University of Western Ontario, 1973. NONO, Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 83, nº 203/204/205 p. 72-84, jan-dez 2002. OLIVEIRA, P. W. S.; ARAUJO, M. V. P (Orgs). Casos para ensino em administração: aplicação e casos. Curitiba: CRV, 2010. REYNOLDS, J. I. Case Method in management development: guide for effective use. Management Development Series, Geneva, n. 17, 1998. ROBERTS, K. Case development in Europe – an historical perspective. ECCHO, n. 32, spring 2004. Disponível em: <http://www.ecch.com/about/back-issues.cfm>. ROESCH, S. M. A. Notas sobre a construção de Casos para Ensino. In: Encontro da ANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. ROESCH, S. M. A.; FERNANDES, F. Como escrever casos para o ensino de administração. São Paulo: Atlas, 2007. SWIERCZ, P. M.; ROSS, K. T. Rational, human, political, and symbolic text in Harvard Business School cases: a study of structure and content. Journal of Management Education, Thousand Oaks, v.27, n.4, p.407-430, Aug. 2003. Casoteca de Gestão Pública – ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) http://casoteca.enap.gov.br/ Central de cases ESPM http://www.espm.br/CONHECAAESPM/PUBLICACOES/CENTRALDECASES/Pages/default.aspx Coleção de Casos Insper http://www.insper.edu.br/casos Casoteca Latino-americana de Direito e Política Pública http://www.gvdireito.com.br/casoteca/Default.aspx?PagId=GJMEPKRI Artigo da RAE de 1977 sobre a Central Brasileira de Casos http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-5901977000300006.pdf Artigo sobre a construção de casos para ensino – Sylvia Roesch – RAC 2007 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552007000200012&script=sci_arttext Mundo Case Place – base de dados para casos em todo o mundo http://www.caseplace.org/ Publicações Harvard http://hbsp.harvard.edu Harvard – dicas sobre o uso de casos http://hbsp.harvard.edu/product/participant-centered-learning Coleção de casos da Ivey http://www.ivey.uwo.ca/IveyPublishing/ NACRA – Associação Norte-Americana de Pesquisa de Casos http://nacra.net/nacra/ Case Centre – HEC Montreal http://www2.hec.ca/en/casecentre

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