Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA (16.21)
Código: PPGA0143
Nome: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A evolução do conceito de marketing e percepção de valor para o cliente. O marketing como uma função organizacional. Gestão do composto de marketing. Segmentação, Posicionamento. Auditoria e controle de marketing. Tendências do marketing.
Referências: BACELLAR, Fátima Cristina Trindade; IKEDA, Ana Akemi. Ensino de marketing: um breve histórico. In: Anais do I Encontro de Marketing da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (EMA 2004). Porto Alegre: ANPAD, 2004, CD-ROM. DIAS, Sylmara Lopes F. G. Fronteiras e controvérsias do conhecimento em marketing: existe uma nova lógica dominante? In: Anais do II Encontro de Marketing da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (EMA 2006). Rio de Janeiro: ANPAD, 03-05/05/2006b, CD-ROM. DOMINICI, Gandolfo. From marketing mix to e-marketing mix: a literature overview and classification. International Journal of Business and Management, v. 4, n. 9, p. 17-24, 2009. ENIS, B. M. Deepening the concept of marketing. Journal of Marketing, Chicago, v. 37, n. 4, p. 57-62, out. 1973. ENRIGHT, M. The marketing profession: evolution and future. Journal of Public Affairs, v. 6, p. 102-110, May, 2006. FARIA, Patrícia do Couto Nascimento et al. Mapeamento, análise e classificação dos trabalhos acadêmicos de marketing nos ENANPADs de 2000 a 2005. In: Anais do II Encontro de Marketing da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (EMA 2006). Rio de Janeiro: ANPAD, 03-05/05/2006b, CDROM. FARIAS, Salomão A. Em busca da inovação no marketing brasileiro: discutindo o processo de publicação de artigos em revistas e congressos. In: Anais do I Encontro de Marketingda Associação Nacional dos Programas de Pós- Graduação em Administração (EMA 2004). Porto Alegre: ANPAD, 2004, CD-ROM. FULLERTON, R. A. How modern is modern marketing? – marketing´s evolution and the myth of the “Production Era”.Journal of Marketing, v. 52, n. 1, p. 108-125, jan. 1988. HOFFMAN, D. L.; NOVAK, T. P. A new marketing paradigm for electronic commerce. Electronic Commerce, Armont, v. 13, p. 43-54, Jan./Fev. 1996. KOVACS, Michelle Helena et al. Uma avaliação dos procedimentos metodológicos nos artigos de marketing do EnANPAD. In: Anais do I Encontro de Marketing da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (EMA 2004). Porto Alegre: ANPAD, 2004, CD-ROM. KUMAR, K. Ravi. et al. Marketing–production coordination in channels of distribution. European Journal of Operational Research, v. 126, n. 1, p. 189-217, 1 october 2000. MIRANDA, C. M. C.; ARRUDA, D. M. A evolução do pensamento de marketing: uma análise do corpo doutrinário acumulado no século XX. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO,26., 2002, Salvador. Anais… Salvador-BA: ANPAD, 2002. OLIVEIRA, Patrícia do Couto Nascimento et al. Mapeamento, análise e classificação dos trabalhos acadêmicos de Marketingnos ENANPADs de 2000 a 2005. In: Anais do II Encontro de Marketing da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (EMA 2006). Rio de Janeiro: ANPAD, 03-05/05/2006b, CD-ROM. PERFEITO, J. Orígenes y evolución del marketing: una investigación bibliográfica. Revista de Negócios, Blumenau, v.7, n. 4, out./dez. 2002. RUST, Roland T.; ZEITHAML, Valarie A.; LEMON, K. N. O valor do cliente. Porto Alegre: Bookman, 2001. SHETH, H, S.; GARDNER, D. M.; GARRETT, D. E. Marketing theory: evolution and evalution. John Wiley & Sons: New York, 1988. (livro)

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