Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA (16.21)
Código: PPGA0138
Nome: AVANÇOS EM ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Processo decisório estratégico - pensamento, formação, mudança e a lógica da análise estratégica; Modelagens em estratégia: Balanced Scorecard, mapas estratégicos, roadmap; O paradigma Porteriano: barreiras de mobilidade, grupos estratégicos e sistema de atividades); A relação estratégia-estrutura organizacional; Estratégias genéricas de posicionamento: Decisão de alocação de recursos; Estratégia como Prática; Governança corporativa e estrutura de propriedade, controle e custos de agência na estratégia e na vantagem competitiva; Triple bottom line nas políticas das organizações; Consciência e ética como decisão estratégica em projetos de sustentabilidade; Estratégia e o papel do empreendedor no crescimento das organizações: empreendedorismo feminino; Estratégia e Cooperação nas organizações; Processos e teorias de internacionalização; Desempenho Empresarial. Modelagem e Mensuração do Desempenho; Teoria dos stakeholders; Aspectos teóricos da globalização e desenvolvimento em estratégia; Exploration, explotation e path dependency. Outros temas relevantes em estratégia empresarial.
Referências: ARAÚJO, A. G. de; ALMEIDA, A.T de. Apoio à decisão na seleção de investimentos em petróleo e gás: uma aplicação utilizando o método PROMETHEE. Gestão & Produção, São Carlos, v. 16, n. 4, p. 534-543, out.-dez. 2009. BAZANINI, R. Visão Filosófica das Estratégias em Administração: Há Controvérsias e Conveniências. 1. ed. São Paulo: Plêiade, 2007. v. 1. 323 p. COSTA, Eliezer Arantes da; BOTTURA, Celso Pascoli ; BOAVENTURA, João Maurício Gama ; FISCHIMANN, Adalberto Américo . The game to play: expanding the co-opetition proposal through the strategic games matrix. International Journal of Conflict Management, v. 20, p. 132-157, 2009. HOFFMAN, A. Institutional evolution and change: environmentalism and the U.S. chemical industry. Academy of Management Journal, 42(4):351-371, Aug. 1999. LADO, A., BOYD, N. G., HANLON, S.C. Competition, cooperation, and the search for economic rents: a syncretic model. Academy of Management Review, v.22, p. 110-141, 1997. LEBLEBIC, H. et al. Institutional change and the transformation of interorganizational fields. Administrative Science Quarterly, v. 36, n. 3, p. 333-363, Sep. 91. MENDONÇA, C. M. C.; BRITO GUERRA, L. C.; SOUZA NETO, V. M.; ARAÚJO, A. G. de. Governança de tecnologia da informação: um estudo do processo decisório em organizações públicas e privadas. Revista de Administração Pública/Fundação Getúlio Vargas, v 47, no 2, mar.-abr. 2013. ZACCARELLI, S. B. A Estrutura do Pensar nas Empresas. In: BITENCOURT, Claudia (Org.). Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004. ZACCARELLI, S. B.; GUIMARAES, A. T. R. Decisões para o Sucesso. In: COSTA NETTO, Pedro Luiz de Oliveira. (Org.). Qualidade e Competência nas Decisões. São Paulo: Blucher, 2007. DE WIT, B. de; e MEYER, R. Strategy: Process, Content, Context – An International Perspective. Thomson, 3rd Ed., Italy, 2004. GHEMAWAT, P.; A estratégia e o cenário dos negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000. HARRISON, F.; PELLETIER, M. The Essence of management decision. Management Decision, vol. 38, no 7, pp. 462-469, 2000. JARZABKOWSKI, P. BALOGUN, J.; SEIDL, D. Strategizing: the challenges of a practice perspective. Human Relations, v. 60, n. 1, 5-27, 2007. JARZABKOWSKI, P. Strategy as practice: recursiveness, adaptation, and practices-in-use. Organization Studies, v. 25, n. 4, p. 529-560, 2004. JOHNSON, G.; LANGLEY, A.; MELIN, L.; WHITTINGTON, R. Introducing the strategy as practice perspective. In: _____ Strategy as practice: research directions and resources. Cambridge: Cambridge University Press. p. 3-27, Cap. 1, 2007. MINTZBERG, H. A criação artesanal da estratégia. In: MONTGOMERY, C.; PORTER, M. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. Cap. 4, p. 419-437. MINTZBERG, H. Trabalho do executivo: o folclore e o fato. In: Coleção Harvard de Administração. São Paulo: Nova Cultural, 1986. v. 3, p. 5-37. MINTZBERG, H., Wernefelt, B. A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, 1984. AHLSTRAND, B., LAMPEL, J.. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000. NICOLAU, Isabel. O Conceito de Estratégia. INDEG/ISCTE. Lisboa, 2001. PEREIRA, M. F.; RAELE, R.; ALMEIDA, M. I. R de. Linguagem e pensamento: um enfoque filosófico sobre o planejamento estratégico chinês. Estratégia e Negócios. Florianópolis: v.1, n.1, jan./jun. 2008. PORTER, M. E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986. PORTER, M.E. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior, Editora Campus, 1989. WHITTINGTON, R. Completing the practice turn in strategy research. Organization Studies, 27, n. 5, p. 613-634, 2006. WHITTINGTON, R. Strategy as practice. Long Range. ANTÓNIO, N. (coordenação). Estratégia organizacional: do Mercado à ética. Lisboa: Escolar Editora, 2012. McGrath, R. G. O fim da vantagem competitiva: um novo modelo de competição para mercados emergentes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. VASCONCELOS FILHO, P. de.; PAGNONCELLI, D. Construindo estratégias para competir no século XXI. Rio de Janeiro: Campus, 2001. Levi, J. (comentários). Os 36 estratagemas- manual secreto da arte da guerra. 1a Ed. Porto Alegre: L&PM, 2017. KIM, W. C.; MAUBORGNE, R.; MARTIN, R.; PRAHALAD, C. K.; D´AVENI, R. Estratégia – arte e ciência na criação e execução. Organização: CRAINER, DES DEARLOVE. Série Thinker 50. Porto Alegre: Bookman, 2014. JARZABKOWSKI, P. STRATEGY AS PRACTICE: AN ACTIVITY-BASED APPROACH. London: Sage, 216, p. 2005. GOLSORKHI, D.; ROULEAU L.; SEIDL, D.; VAARA E. Cambrigde Handbook of Strategy as Practice. 2nd Edition. London: Cambridge University Press, 2015. DE WITT, B.; MEYER, R. Strategy synthesis – resolving strategy paradoxes to create competitite advantage. 2nd edition. United Kingdom: Cengage Learning, 2010.

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