Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA (16.21)
Código: PPGA0137
Nome: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: As origens da Estratégia: o enfoque filosófico sobre o planejamento estratégico chinês e o pensamento estratégico ocidental: os trinta e seis estratagemas chineses; Processo decisório estratégico - pensamento, formação, mudança e a lógica da análise estratégica; Escolas do pensamento estratégico; Análise do ambiente externo: indústria, grupos estratégicos e concorrentes; Análise do ambiente interno: Estratégia como Prática (SAP) – agenda, frameworks Teoria da competição; Fatores determinantes da criação de vantagens competitivas: Visão baseada em recurso e Capacidades Dinâmicas, e capacidade absortiva; Desempenho Empresarial. Modelagem e Mensuração do Desempenho; Estratégias corporativas, Estratégias de negócios, Estratégias internacionais e Recursos competitivos: Alianças Estratégicas, Fusões e Aquisições. Implementação e Avaliação de Estratégias; Análise da Indústria e Cadeia de Valor; Estratégias Competitivas Genéricas, Estratégias de Customização de Massas e Estratégias Funcionais; Empreendedorismo e inovação como fonte de vantagem competitiva; Outros tópicos relevantes ao estudo de Estratégia Empresarial.
Referências: ARAÚJO, A. G. Os 36 estratagemas chineses e suas contribuições à gestão estratégica contemporânea. Texto Acadêmico no 3. DEPAD/UFRN, 2011. BARNEY, Jay B., Gaining and Sustaining Competitive Advantage. 4th Edition. New Jersey: Prentice-Hall, 2011. DE WIT, Bob.; MEYER, Ron. Strategy: Process, Content, Context – an international perspective. Thomson, 3rd Edition, Italy, 2004. ELKJAER, B. Organizational learning: the ’third way’. Management Learning, v. 35, n. 4, Dec., p. 419-434, 2004. FELDMAN, M.; PENTLAND, B. Reconceptualizing organizational routines as a source of flexibility and change. Administrative Science Quarterly, v. 48, p. 94-118, Mar., 2003. GHEMAWAT, P.; A estratégia e o cenário dos negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000. HARRISON, F.; PELLETIER, M. The Essence of management decision. Management Decision, vol. 38, no 7, pp. 462-469, 2000. JARZABKOWSKI, P. BALOGUN, J.; SEIDL, D. Strategizing: the challenges of a practice perspective. Human Relations, v. 60, n. 1, 5-27, 2007. JARZABKOWSKI, P. Strategy as practice: recursiveness, adaptation, and practices-in-use. Organization Studies, v. 25, n. 4, p. 529-560, 2004. JOHNSON, G.; LANGLEY, A.; MELIN, L.; WHITTINGTON, R. Introducing the strategy as practice perspective. In: _____ Strategy as practice: research directions and resources. Cambridge: Cambridge University Press. p. 3-27, Cap. 1, 2007. MINTZBERG, H. A criação artesanal da estratégia. In: MONTGOMERY, C.; PORTER, M. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. Cap. 4, p. 419-437. MINTZBERG, H. Trabalho do executivo: o folclore e o fato. In: Coleção Harvard de Administração. São Paulo: Nova Cultural, 1986. v. 3, p. 5-37. MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B., LAMPEL, J.. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000. NICOLAU, Isabel. O Conceito de Estratégia. INDEG/ISCTE. Lisboa, 2001. PEREIRA, M. F.; RAELE, R.; ALMEIDA, M. I. R de. Linguagem e pensamento: um enfoque filosófico sobre o planejamento estratégico chinês. Estratégia e Negócios. Florianópolis: v.1, n.1, jan./jun. 2008. PORTER, M. E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986. PORTER, M.E. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior, Editora Campus, 1989. WHITTINGTON, R. Completing the practice turn ARAÚJO, A. G. Os 36 estratagemas chineses e suas contribuições à gestão estratégica contemporânea. Texto Acadêmico no 3. DEPAD/UFRN, 2011. BARNEY, Jay B., Gaining and Sustaining Competitive Advantage. 4th Edition. New Jersey: Prentice-Hall, 2011. DE WIT, Bob.; MEYER, Ron. Strategy: Process, Content, Context – an international perspective. Thomson, 3rd Edition, Italy, 2004. ELKJAER, B. Organizational learning: the ’third way’. Management Learning, v. 35, n. 4, Dec., p. 419-434, 2004. FELDMAN, M.; PENTLAND, B. Reconceptualizing organizational routines as a source of flexibility and change. Administrative Science Quarterly, v. 48, p. 94-118, Mar., 2003. GHEMAWAT, P.; A estratégia e o cenário dos negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000. HARRISON, F.; PELLETIER, M. The Essence of management decision. Management Decision, vol. 38, no 7, pp. 462-469, 2000. JARZABKOWSKI, P. BALOGUN, J.; SEIDL, D. Strategizing: the challenges of a practice perspective. Human Relations, v. 60, n. 1, 5-27, 2007. JARZABKOWSKI, P. Strategy as practice: recursiveness, adaptation, and practices-in-use. Organization Studies, v. 25, n. 4, p. 529-560, 2004. JOHNSON, G.; LANGLEY, A.; MELIN, L.; WHITTINGTON, R. Introducing the strategy as practice perspective. In: _____ Strategy as practice: research directions and resources. Cambridge: Cambridge University Press. p. 3-27, Cap. 1, 2007. MINTZBERG, H. A criação artesanal da estratégia. In: MONTGOMERY, C.; PORTER, M. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. Cap. 4, p. 419-437. MINTZBERG, H. Trabalho do executivo: o folclore e o fato. In: Coleção Harvard de Administração. São Paulo: Nova Cultural, 1986. v. 3, p. 5-37. MINTZBERG, H., Wernefelt, B. A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, 1984. AHLSTRAND, B., LAMPEL, J.. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000. NICOLAU, Isabel. O Conceito de Estratégia. INDEG/ISCTE. Lisboa, 2001. PEREIRA, M. F.; RAELE, R.; ALMEIDA, M. I. R de. Linguagem e pensamento: um enfoque filosófico sobre o planejamento estratégico chinês. Estratégia e Negócios. Florianópolis: v.1, n.1, jan./jun. 2008. PORTER, M. E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986. PORTER, M.E. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior, Editora Campus, 1989. WHITTINGTON, R. Completing the practice turn in strategy research. Organization Studies, 27, n. 5, p. 613-634, 2006. WHITTINGTON, R. Strategy as practice. Long Range. António, N. (coordenação). Estratégia organizacional: do Mercado à ética. Lisboa: Escolar Editora, 2012. McGrath, R. G. O fim da vantagem competitiva: um novo modelo de competição para mercados emergentes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Vasconcelos Filho, P. de.; Pagnoncelli, D. Construindo estratégias para competir no século XXI. Rio de Janeiro: Campus, 2001. Levi, J. (comentários). Os 36 estratagemas- manual secreto da arte da guerra. 1a Ed. Porto Alegre: L&PM, 2017. KIM, W. C.; MAUBORGNE, R.; MARTIN, R.; PRAHALAD, C. K.; D´AVENI, R. Estratégia – arte e ciência na criação e execução. Organização: Crainer, Des Dearlove. Série Thinker 50. Porto Alegre: Bookman, 2014. JARZABKOWSKI, P. STRATEGY AS PRACTICE: AN ACTIVITY-BASED APPROACH. London: Sage, 216, p. 2005. GOLSORKHI, D.; ROULEAU L.; SEIDL, D.; VAARA E. Cambrigde Handbook of Strategy as Practice. 2nd Edition. London: Cambridge University Press, 2015. DE WITT, B.; MEYER, R. Strategy synthesis – resolving strategy paradoxes to create competitite advantage. 2nd edition. United Kingdom: Cengage Learning, 2010.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.13.10