Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (13.33.05)
Código: EUR1040
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ensino e aprendizagem no ensino superior. Ensino, pesquisa e extensão. Planejamento e Preparação. Técnicas e dinâmicas de aulas. A avaliação e seus diferentes tipos. O sentido do estágio à docência na UFRN. A educação inclusiva na UFRN. A graduação em Gestão de Políticas Públicas da UFRN. O Campo de Públicas. O Plano de Atuação e Atividades do Estágio à docência. Relatório de avaliação do estágio à docência.
Referências: ALMEIDA, Lindijane, FERREIRA, G, SILVEIRA, Raquel, LUZARDO, L. Gestão Metropolitana e os Profissionais do Campo de Públicas: entre a formação e a inserção. In: LIMA, Luciana, RODRIGUES, Maria Isabel (orgs). Campo de Públicas em ação: coletânea em teoria e gestão de políticas públicas. Porto Alegre: UFRGS/CEGOV, 2017. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Passate (orgs). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Univille, 2004. AUTHAUS, MTM. Ação Didática no Ensino Superior: A Docência em Discussão. Revista Teoria e Prática da Educação, v.7, n.1, p.101-106, jan./abr. 2004. BRASIL/CNE/MEC. RESOLUÇÃO No 1, DE 13 DE JANEIRO DE 2014. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração Pública, bacharelado, e dá outras providências. Brasília: Câmara de Ensino Superior, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, Brasil. CORRÊA, Guilherme, RIBEIRO, Victoria M. B. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 319-334, abr./jun. 2013. FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Revista Estudos Avançados, 15 (42), 2001. GOMES, Sandra, ALMEIDA, Lindijane e LUCIO, Magda. A new agenda for teaching public administration and public policyin Brazil: institutional opportunities and educational reasons. Teaching Public Administration, vol 34, issue 2, july 2016. GOMES, Sandra, ALMEIDA, Lindijane, SILVA , Alexsandro e MOURA, Joana. Desafios da Formação do Bacharel em Gestão de Políticas Públicas na UFRN. In: VENDRAMINI, Patrícia e ALMEIDA, Lindijane. Pionerismo, Renovação e Desafios: experiências do Campo de Públicas no Brasil. No prelo. GPP/UFRN. Projeto Pedagógico Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas. NATAL, maio de 2008 (com atualização em fevereiro de 2013), online. LUCIO, Magda, ALMEIDA, Lindijane e SILVEIRA, Raquel. The Public Field in Brazil: toward a multidisciplinary educational approach for the professional with multiple roles. Teaching Public Administration, 13, July, 2017. MAGALHÃES, Rita de Cássia B. P.; RAFIFIN, Fernanda N.; GUTIERRE, Liliane dos Santos; AZEVEDO, Alcio Farias. Formação docente na pós-graduação stricto sensu: experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Pós-graduação, v. 13, n. 31, 2016. MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003. MASETTO, Marcos Tarcísio. Docência na Universidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008. PACHANE, Graziela, PEREIRA, Elisabete M. A. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación, n. 33/4 (online). PIRES, Valdemir; SILVA, Suylan de A. Midlej; FONSECA, Azevedo Fonseca; VENDRAMINI, Patrícia and COELHO, Fernando de Souza (2014). “Dossiê - Campo de Públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais”. Administração Pública e Gestão Social, 6(3), jul-set 2014, 110-126 TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005. ZABALSA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.13.5