Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO (19.02) |
| Código: |
FPE2022 |
| Nome: |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO II |
| Carga Horária Teórica: |
50 h. |
| Carga Horária Prática: |
10 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
( FPE2017 )
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
( FPE5024 )
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
Especificidades do processo de alfabetização numa perspectiva de letramento e implicações para a prática pedagógica. Práticas escolares de ensino da língua escrita: condicionantes e resultados. Aprendizagens básicas à apropriação da língua escrita (conhecimento e valorização da cultura escrita, apropriação do Sistema de Escrita Alfabético - SEA, leitura, produção de textos, reflexão sobre a língua e oralidade). Aspectos teórico-práticos da organização do trabalho pedagógico para a alfabetização de crianças, jovens e adultos: objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação da aprendizagem, atividades, materiais, espaço e tempo. |
|
|
|
|
|
|
|
|