Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (12.90)
Código: DECM0002X
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ECM003
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Panorama do estudo epistemológico das abordagens e paradigmas de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Fornecer suporte a elaboração e desenvolvimento dos projetos de pesquisa e dos fenômenos educativos objeto de estudo. Caracterizar os elementos constitutivos da pesquisa. Dar o suporte ao referencial teórico metodológico; relevância social; condições de validez e cientificidade; questão de pesquisa e hipótese; revisão bibliográfica; justificativa; procedimentos e instrumentos metodológicos adequados ao tipo de coleta de dados e do fenômeno a ser investigado e análise dos resultados
Referências: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, julho, 2001. BOOTH, Wayne; COLOMB, Gregory; WILLIAMS, Joseph. A arte da pesquisa. Tradução: Henrique A. Rego Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2005. FAZENDA, Ivani C. A. Dificuldades comuns entre os que pesquisam educação. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000. FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006. GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. História Oral eEducação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. GRECA, Ileana Maria. Discutindo aspectos metodológicos da pesquisa em ensino de Ciências: algumas questões para refletir. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2(1)73-82, 2002. LAVILLE, Christian ; DIONNE, Jean. A Construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MELO, Maria José Medeiros Dantas; PASSEGI, Maria da Conceição. Horizontes de pesquisa com fontes autobiográficas. Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropédica, v. 32 n.2 Julho/Dezembro 67-85 2010. MINAYO, Maria Cecília de Sousa. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. MOREIRA, Marco Antônio. Pesquisa em ensino: métodos qualitativos e quantitativos. s/ed. PortoAlegre: 2009. NORONHA, Olinda Maria. Pesquisa participante: repondo questões teórico-metodológicas. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000. PESCUMA, Derna; CASTILHO, Antônio Paulo de. Projeto de pesquisa: o que é? Como fazer? São Paulo: Olho d’água, 2005. PINSKY, Carla Bassanezi.(Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. ROSA, Maria Vírginia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombro. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. ROSA, Pulo Ricardo da Silva. Um curso de metodologia da pesquisa em ensino de Ciências. UFMS: Campo Grande, 2010. SANTOS, Boaventura de S. Um discurso sobre as ciências. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo Cortez, 2000. XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Como se faz um texto: a construção da dissertação argumentativa. Catanduva, SP: Respel, 2006
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ECM003 - METODOLOGIA DA PESQUISA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
ECM003 ATIVO 01/07/2017
ECM003 INATIVO 01/07/2017 23/10/2019
DECM0002 INATIVO 01/08/2016 04/09/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.13.8