Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECMEM02
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS DE MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Temas fundamentais da Álgebra e da Aritmética, da Geometria, do Cálculo e da Análise Real relacionando os conteúdos do ensino superior com os da educação básica.
Referências: BARBOSA, J. L. M. Geometria Euclidiana Plana, 6ª ed., Coleção do Professor de Matemática. SBM, Rio de Janeiro, 2004. BARON, M., Origens e Desenvolvimento do Cálculo, vol. I à V, Coleção de História da Matemática, Editora UnB, Brasília, Distrito Federal, 1974. BOYER, Carl B. , História da Matemática, 2 ª ed., Editora Edgard Blücher Ltda, São Paulo, SP, 1999. Santos, José Plínio de Oliveira, Teoria dos Números, Coleção Matemática Universitária, RJ, IMPA. CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1984. COSTA, Manuel Amoroso. Idéias fundamentais da matemática e outros ensaios. São Paulo: Editorial Grijalbo, Ltda. São Paulo: EDUSP, 1981. DAVIS, P. J. e HERSH, R. A Experiência Matemática. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1986. DOLCE, O. e POMPEO. J. N. Geometria Espacial, 5ª ed., Coleção Fundamentos da Matemática Elementar, Vol. 10, Atual, São Paulo, 1993. 440 pp. DOLCE, O. e POMPEO. J. N. Fundamentos de Matemática, Coleção Fundamentos da Matemática Elementar, Vol. 9, Atual, São Paulo, 1993. 440 pp. DOMINGUES, H. H., Fundamentos de Aritmética, Atual Editora, São Paulo, SP, 1991. LEITHOLD, L., O Cálculo com Geometria Analitica vol I, 2ª ed., Harper & Row do Brasil, SP, 1982. IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSZAJN, D. M. e PERIGO, R., Matemática, volume único, 6 ª ed., Atual Editora, São Paulo, SP, 1997. MENDES, Iran Abreu. Notas históricas sobre o conceito de funções. Natal: impresso, 2007. PONTE, joão Pedro da. The history of the concept of function and some educational implications. In: Educação e Matemática, n. 15, pp. 3-9, 1990. Lisboa: APM, 1990. RODRÍGUEZ, Juan Argüelles. Historia de la matemática. Madri, Espanha: Akal, 1989 YOUSCHKEVITH, A. P. (1976/77). The concept of function up to the middle of the 19th century. Archive for History of Exact Sciences, 16, 37-85. TEIXEIRA, Paula, et al. Funções. 10º Ano. Lisboa: Secretaria de Ensino Secundário, Ministério da Educação, 1997. TEIXEIRA, Paula, et al. Funções.11º Ano. Lisboa: Secretaria de Ensino Secundário, Ministério da Educação, 1998. TEIXEIRA, Paula, et al. Funções. 12º Ano. Lisboa: Secretaria de Ensino Secundário, Ministério da Educação, 1999. WAGNER, E. Construções Geométricas, 4ª ed., Coleção do Professor de Matemática. SBM, Rio de Janeiro, 2001. WUSSING, H. Lecciones de historia de las matemáticas. Madri, espanha: Siglo XXI, 1998.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.13.8