| Ementa/Descrição: |
Objetivos: Discutir aspectos teóricos e aplicados relacionados à Ecologia de Comunidades e Ecossistemas.
Conteúdo: Conceito de comunidade biológica, Estrutura de comunidade, Sucessão ecológica, Interações bióticas (competição, predação, facilitação, parasitismo), Interações indiretas e estrutura do hábitat, Dinâmica de redes tróficas, Conceito e dinâmica de Metacomunidades, Padrões espaço-temporais de diversidade, Biodiversidade e suas implicações para o funcionamento de ecossistemas, conceito de ecossistemas e um breve histórico sobre a ecologia de ecossistemas; Produção primária e secundária Métodos para o estudo de ecossistemas.; Decomposição da matéria orgânica; Ciclos biogeoquímicos em escala local e regional; Impactos humanos nos ciclos biogeoquímicos. Fluxos de matéria e energia entre ecossistemas; Estrutura e dinâmica trófica; Conceito de espécies engenheiras; Resiliência e mudanças abruptas de regime nos ecossistemas; Conservação e manejo adaptativo de ecossistemas.
Competências e Habilidades: Aptidão no uso adequado de conceitos relacionados à ecologia de comunidades e ecossistemas. Capacidade para identificar os principais fatores relacionados às causas e conseqüências da estrutura de comunidades naturais e funcionamento dos ecossistemas. Aptidão na redação, leitura e apresentação de trabalhos científicos. Domínio de língua estrangeira (Inglês).
Metodologia: Os conteúdos serão ministrados e discutidos em aulas teóricas e práticas de laboratório e/ou de campo. Serão utilizados como recursos didáticos o quadro, data-show, textos científicos e simulações computacionais.
Ferramentas metodológicas: Bancos bibliográficos virtuais (ex. Web of Science), programa de edição de texto (ex. MS Word), programa de análises estatísticas (MS Statistica) e programa de apresentação áudio-visual (ex. MS PowerPoint).
Avaliação: Apresentação de seminários e Prova escrita.
Número de Avaliações: 3
|