Ementa/Descrição: |
1. Contextualização social, histórica e, implicações dos conteúdos emergentes relacionados às ciências da vida no percurso do ensino. 2. Debate contemporâneo das relações entre ética e biologia. 3. A experimentação em animais. 4. A engenharia genética e a aplicação prática dos conhecimentos da genética humana. 5. O conceito de raça, transgênicos, células-tronco e clonagem. 6. Biodiversidade e mudanças climáticas. 7. Aspectos da história da biologia complementares ao entendimento dos conceitos biológicos. 8. O papel da divulgação científica como fonte de apreensão conceitual acerca de temas biológicos atuais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Desenvolvimento da capacidade crítica do profissional de ensino para o reconhecimento da necessidade de busca e compreensão de conteúdos biológicos polêmicos, atuais, emergentes e, de significado para a formação cidadã, passíveis de serem abordados no processo de ensino-aprendizagem em biologia.
METODOLOGIA
As aulas serão processadas em caráter teórico-prático centrada no aluno. As considerações teóricas serão direcionadas por meio de exposição e discussão dos conteúdos e encaminhamentos para buscas bibliográficas acerca de temas emergentes no ensino de biologia. A prática envolverá a participação ativa do aluno em uma produção escrita com socialização dos conhecimentos adquiridos envolvendo um conteúdo biológico controverso relacionado às Ciências da Vida. |
Referências: |
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FERREIRA, L.N.A.; QUEIROZ, S.L. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.
OLIVEIRA, V. L. B.; REZLER, M. A. Temas contemporâneos no ensino de Biologia do ensino médio. Revista Actascientiae. v. 8, n. 1, p. 95 -104, 2006.
SCHEID, N. M. J. A necessária conexão entre Biologia e Ética para a Educação Científica no Século XXI. Fórum Internacional Integrado de Cidadania: educação, cultura, saúde e meio ambiente. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS., 2006.
SOUSA, V. T. et al. Organização da Biodiversidade: Didáticas para Ensino de Ciências. Revista Práxis, v. 4, n. 8, p. 51-58, 2012.
STEFANELLI, L. C. J. Experimentação animal: Considerações éticas, científicas e jurídicas. Ensaios e Ciência Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 15, n. 1, 187-206, 2011. |