Ementa/Descrição: |
Revisão e aprofundamentos conceituais específicos selecionados da Física Clássica Mecânica, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Ondas, Acústica e Óptica. A seleção dos conteúdos a serem explorados em dado semestre será guiada pelo interesse e necessidade dos participantes da turma, devendo atentar, particularmente, para conceitos, princípios, modelos, leis e teorias. Comtemplam-se episódios históricos relacionados ao desenvolvimento da Física Clássica, implicações culturais das suas ideias e a discussão de fenômenos naturais e tecnologias que a requerem para sua compreensão.
A abordagem da Física Clássica se dará por meio do estudo de questões de pesquisa e de relatos de intervenção relacionadas ao ensino-aprendizagem daqueles conteúdos. Inclui vivências de metodologias para o ensino desses conceitos, princípios, modelos, leis e teorias, considerando estratégias ressaltadas em diferentes ênfases curriculares, tais como problematizações e investigações; contextualização dos conteúdos por meio das relações ciênciatecnologiasociedade; uso de história, filosofia e sociologia da ciência; atividades experimentais em perspectiva construtivista; uso da educação não formal em complemento ao ensino formal.
Discussão sobre diferentes ênfases curriculares para o ensino da física. Análise crítica de documentos de orientações curriculares nacionais e estaduais para o ensino da física. |
Referências: |
Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF):
Anais do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF):
Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC):
Edição 2015: http://www.xenpec.com.br/anais2015/listatrabarea.htm
Revista Brasileira de Ensino de Física:
De 1979 a 2001: http://www.sbfisica.org.br/rbef/edicoes.shtml
De 2001 a 2016: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1806-1117&lng=en&nrm=iso
Caderno Brasileiro de Ensino de Física:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica
J. Pinho Alves Fo., Atividades Experimentais: do Método à Prática Construtivista. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação (Ensino de Ciências Naturais). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2000.
Rosa, C. T. W. e Rosa, A. B. Aulas Experimentais na Perspectiva Construtivista: Proposta de Organização do Roteiro para Aulas de Física. FnE Física na Escola, Vol. 13, No. 1, pp. 4 a 7. Sociedade Brasileira de Física, Mai/2012. Disponível em <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol13/Num1/a02.pdf> Acesso em 08/Jun/2016.
Bernardes, A. O., Poluição Luminosa. FnE Física na Escola, Vol. 12, No. 1, pp. 34-36; Sociedade Brasileira de Física, Mai/2011. Disponível em <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol12/Num1/poluicao.pdf> Acesso em 08/Jun/2016. Ver também: Light Pollution Masks the Milky Way for a Third of the Worlds Population. Disponível em http://www.nytimes.com/2016/06/11/science/milky-way-light-pollution-dark-skies.html Acesso em 10/Jun/2016.
Souza, J. A. e Oliveira, C. S., Uma luz no aprendizado de ciência: Inserindo a prática investigativa com uma vela. FnE Física na Escola, Vol. 11, No. 2, pp. 34-39. Sociedade Brasileira de Física, Out/2010. Disponível em <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num2/a10.pdf> Acesso em 08/Jun/2016.
Carvalho, A.M.P. (Org.), Calor e Temperatura Um Ensino por Investigação. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2014.
Matthews, M. R., Science Teaching. The Role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994.
Lederman, N. G., Students and teachers conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, Vol. 4, No. 29, pp. 331359, 1992.
PhET Physics Educational Technology
Site da Universidade do Colorado dedicado a simulações em física
em português: https://phet.colorado.edu/pt_BR/
em inglês: https://phet.colorado.edu/en/
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