Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA (17.19)
Código: PSICOB0019
Nome: METODOLOGIA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A partir de uma análise histórica e conceitual sobre formas de conhecimento, serão diferenciados e exemplificados tipos de pesquisa nas áreas de ciências sociais e naturais. As etapas e estrutura de um projeto nas ciências naturais serão detalhados e analisados utilizando-se para isso exemplos de pesquisa em andamento. Ao final, espera-se que os participantes adquiram habilidades de reconhecimento e crítica dos diversos aspectos de uma pesquisa, e competência para a elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Psicobiologia. 1. Visão geral do método nas ciências, aspectos teóricos e conceituais: conhecimento e senso comum; conhecimento empírico, filosófico, e científico; 2. Tipos de pesquisa Científica: básica, aplicada, qualitativa, quantitativa, exploratória, explicativa, experimental, de campo, documental, etnográfica. 3. Estrutura de pesquisa: pressupostos e definições de termos, hipóteses e predições, importância e justificativa; 4. Métodos: indutivo, hipotético-dedutivo e falseamento de hipóteses; dialético; argumentos lógicos válidos e silogismo. 5. Coleta e análise de dados: Relação causal e correlacional; variáveis preditoras, resposta e covariáveis. Unidades de medida. 6. Planejamento da pesquisa: objetivo; escolha de local e equipe; variáveis, amostra e universo; grupos experimental e controle; organização dos dados em tabelas e gráficos 7. Interpretação dos dados: Dados e fatos. Fenômenos aleatórios e explicações estatísticas; credibilidade, transferibilidade, consistência e confirmabilidade. 8. Apresentando os resultados. Conclusões válidas e extrapolações. Modelos, leis e teorias.
Referências: Alvez-mazzotti e Gewandsnajder (1999) O método nas ciências naturais e Sociais. Ed. Pioneira Marconi e lakatos (2003) Fundamentos da metodologia científica. Ed Atlas Gerhrdt e Silveira (orgs – 2009): Métodos de pesquisa. EAD. Loannidis, John (2005). Why most published research findings are false. PLOS 2 (8), e124.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.13.8