Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL (13.90)
Código: PPGEH0022
Nome: A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA E A FORMAÇÃO HISTÓRICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Bases da noção de formação histórica, na relação com a identidade e memória. Teorias do ensino-aprendizagem e a Didática da História. Ensinar e aprender História: saberes, competências e habilidades. Saber histórico e saber histórico escolar. Representações sociais, memória, conhecimentos prévios e consciência histórica. O aprendizado dos conceitos de tempo, espaço e cultura. A formação identitária da criança e do jovem: aspectos éticos e políticos. Aprendizagem significativa em diferentes perspectivas.
Referências: AUSUBEL, D.P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução do original The acquisition and retention of knowledge (2000). BARCA, Isabel. O pensamento Histórico dos jovens. Braga, Universidade do Minho, 2000. ______. Investigar em educação histórica: da epistemologia às implicações para as práti- cas de ensino. Revista Portuguesa de História, tomo XXXIX. Coimbra, p. 53-66, 2007. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. BOOTH, Martim. Skills, concepts, and atitudes. The developmental of adolescente children’s historical thinking. History and Theory, vol. XXII, n.4, 1983. CADERNO CEDES. Educar para compreensão do tempo. São Paulo, n. 82 (set/dez 2010) V. 30. BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean-Claude (1992). A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves. CAIMI, F. E. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 11, p. 27-42, 2006. CHARLOT, Bernard. A Escola e o Trabalho dos Alunos. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, São Paulo, n. 10, p. 89-96, 2009. COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, Passo Fundo, p. 358-379, jul./dez. 2014. COOPER, H. Concepts, modeles, raisonnements. In: AUDIGIER, F. (Ed.). Actes du huitieme colloque sur les didactiques d’histoire, de la geographie, de l’education civique et des sciences economiques socials. Paris: Institute Nationale des Recherches Pedagogiques, 1998. DILTHEY, W. 2010. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo, Editora da UNESP, 2010. FELGUEIRAS, Margarida Louro. Pensar a História, repensar seu ensino. Porto, Porto Editora, 1994. FONSECA, Selva Guimarães. A História na Educação Básica: conteúdos, abordagens e metodologias”. In: Anais do Seminário Nacional: Currículo em movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São paulo: Editora Paz e Terra, 1996. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.
9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. JOVCHELOVITCH, S. (2004). Psicologia social, saber, comunidade e cultura [Versão eletrônica]. Psicologia & Sociedade, 16(2), 20-31. KOSELLECK, Reinhart. Los estratos del tiempo: estudios sobre la historia. Barcelona: Paidós, 2001. LEE, Peter. LEE, P. J. Why learn history? In: DICKINSON, A. K.; LEE, P. J.; MARTINS, Ismênia de Lima. História e Ensino de História: memória e identidades sociais. In: MONTEIRO, A. M.; GASPARELLO, A. M.; MAGALHÃES, M. S. (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Os tempos que a História tem. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias. 2010 (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 3 ed. São Paulo: Ática, 1996. __________. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1946. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos históricos. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, v. 5, n. 10, 1992. RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2007. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; URBAN, Ana Claudia. Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em Educação Histórica. Educ. rev., Curitiba , n. 60, p. 17-42, June SIMAN, Lana M. de Castro. Representações e memórias sociais compartilhadas: desafios para os processos de ensino e aprendizagem da história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 348-364, set./dez. 2005 VYGOTSKY, L. S. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.14.16_1