Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE (11.69.00.32)
Código: MPPSE0015
Nome: EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E CIDADANIA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudos sobre educação e saúde: conceitos, importância, princípios e objetivos; teorias de educação popular; o profissional de saúde como educador; prática educativa em saúde; planejamento de programas de educação em saúde; educação permanente; educação, saúde e responsabilidade social.
Referências: BRUM, L. M.. A Pedagogia da Roda como Dispositivo de Educação Permanente em Enfermagem e a Construção da Integralidade do Cuidado no Contexto Hospitalar. Dissertação Mestrado. Escola de Enfermagem, UFRGS, 2010. CANDEIAS, N.M.F. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Rev. Saúde Pública, v.31, n.2, p.209-13, 1997. CECCIM, R. B. Saúde e doença: reflexão para a educação da saúde. In: MEYER, Dagmar Estermann (Org.). Saúde e sexualidade na escola. Cadernos de Educação Básica. Porto Alegre: Mediação, 1998. pp. 37-50. CECCIM, R. B. Educação Permanente em Saúde: um desafio permanente e necessário. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. 2005, vol. 9, n. 16, p.161-77. COLOMÉ, J.; OLIVEIRA, D. L. de. Educação em Saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes da graduação em enfermagem. Texto e Contexto em Enfermagem, vol. 21, n. 1, 2012, p.184. CZERESNIA, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: _____________; FREITAS, C. M. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003. pp. 39-53. FLORES, G. E. Educação permanente e aprendizagem significativa no contexto hospitalar: a perspectiva de enfermeiras educadoras. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2011.115 p. FREIRE,P. Educação e mudança. 15 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. 79p. FREITAS, F. V. de; REZENDE FILHO, L. A. Modelos de Comunicação e Uso de Impressos na Educação em Saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface – Comunicação, Saúde. Vol. 15, n. 36, p. 243-55, 2011. GASTALDO, D. É a educação em saúde saudável? Revista Educação e Realidade, v. 22, n. 1, jan/jun 1997. p. 147-68. OLIVEIRA, D. L. de. A ‘nova’ saúde pública e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovação. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 13, n. 3, mai/jun, 2005. p. 424-31. VALLA,V.V. Educação popular, saúde comunitária e apoio social numa conjuntura de globalização. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro: 15(Sup. 2), p. 7-14, 1999. VALLA,V.V.; VASCONCELOS, E.M.; PEREGRINO,M.; FONSECA,L.C.S.; Mc KNIGHT,J.L. Saúde e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 115p. VASCONCELOS, E.M. Educação popular e a atenção à saúde da família. 2 ed. São Paulo: Hucitec, Sobral:Uva, 2001. 337p.

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