Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE (11.69.00.32)
Código: MPPSE0013
Nome: MOSTRA DE ESTUDOS QUANTITATIVOS E ESTUDOS QUALITATIVOS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudos no formato de seminários de apresentação e contribuição para os objetos de estudos que compuserem os desenhos de investigações empreendidas como trabalhos de conclusão do curso; aprofundamento da relação entre técnicas e métodos de pesquisa na saúde; metodologia problematizadora sobre produção e contribuição científica em saúde.
Referências: BABBIE, E. Métodos de pesquisa tipo survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999, pp. 77-91. BOUDON, R. Métodos quantitativos em Sociologia. Petrópolis: Vozes, 1971 (Coleção Métodos Quantitativos em Ciências Sociais). CARDOSO, R. C. L. Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método. In: _____(Org.) A Aventura Antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004, p. 95-105. DEBERT, G. G. Problemas relativos à utilização da história de vida e história oral. In: Cardoso, R. C. L. (Org.) A Aventura Antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004, p. 141-156. MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed.São Pauloo: Hucitec-Abrasco, 2008. MINAYO, Maria Cecília de S; DESLANDES, Suely F. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. OLIVEIRA, P. S. Caminhos de construção da pesquisa em ciências humanas. In: _____. (Org) Metodologia das Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec-UNESP, 2001, p.17-26. PIRES, A. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências sociais. In: Poupart, J. et al. A Pesquisa Qualitativa. Enfoques Epistemológicos e Metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 43-94. PEREIRA, J. C. de M.Cap. 1 A propósito da atividade e da explicação científicas. In: ____A Explicação Sociológica na Medicina Social. São Paulo: Editora Unesp, 2005, p. 29-56. POUPART, J. et al. A Pesquisa Qualitativa. Enfoques Epistemológicos e Metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 43-94. ROSENBERG, M. A lógica da análise de levantamento de dados. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1976.

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