Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE (11.69.00.32)
Código: MPPSE0011
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SAÚDE II
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudos sobre sociedade da informação e sociedade do conhecimento no âmbito da educação profissional e saúde; tecnologias da informação e comunicação em saúde; fetichismo tecnológico; mídias e democratização da educação e saúde; tecnologias/educação à distância e o discurso da democratização; contradições da educação à distância: difusão do conhecimento e de novas mediações ensino-aprendizagem versus substituição tecnológica; educação politécnica e possibilidades de novas práticas sociais no espaço virtual; ambientes virtuais e formação em saúde.
Referências: BRANCO MAF. Informação e saúde: uma ciência e suas políticas em uma nova era. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006. BUFREM, E.; PRATES, Y. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência e Informação. 34 (2): 9-25, 2005. CARVALHO AO, EDUARDO MBP. Sistemas de Informação em Saúde para os Municípios. São Paulo : Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2008. (Série Saúde & Cidadania). LOBO NETO, Francisco J. da Silveira. O discurso sobre tecnologia na ‘tecnologia do discurso’: discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. Tese de Doutorado. Niterói (RJ): Universidade Federal Fluminense / Faculdade de Educação, 27 de outubro de 2006. Disponível em http://www.floboneto.pro.br/_pdf/trabalhoeduc/4.01%20tese_tecnoltrabedu.pdf, acesso em junho de 2012. (sobretudo Capítulo 4). MARQUES DE MELO, J., GOBBI, M. C, SATHLER, L. (Orgs,). Mídia cidadã: utopia brasileira. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco/Metodista, 2006. SCHMIDT, C. Folkcomunicação na Arena Global: avanços teóricos e metodológicos. São Paulo: Ductor, 2006. SILVA, L.K. Avaliação tecnológica e análise de custo-efetividade em saúde: a incorporação de tecnologias e a produção de diretrizes clínicas para o SUS. Ciência & Saúde Coletiva 2003, 8(2):501-520, 2003. SOUSA, C.M., SILVA, L.C., e FAUSTINO, A.R.(orgs) Local x Global: Cultura, Mídia e Identidade. PB: Editora Armazém Digital, 2009 VASCONCELLOS, M.M; MORAES, I.H.S.; CAVALCANTE, M.T., 2002. Política de Saúde e Potencialidades de Uso das Tecnologias de Informação, Rev. Saúde em Debate, n. 61, pp. 219-235.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.15.8