Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 30 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE (11.69.00.32)
Código: MPPSE0007
Nome: EDUCAÇÃO, ENSINO E SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudos sobre a trajetória da educação, ensino e saúde; história das ideias pedagógicas no Brasil e sua relação com as teorias educacionais e o campo da saúde; pressupostos da concepção libertadora da educação; relações de gênero, raça, etnia, classe e poder na constituição histórica da educação brasileira; reflexão crítica sobre ensino em saúde e responsabilidade social das profissões; análise das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Enfermagem; discussão da responsabilidade social do enfermeiro em particular e, do profissional de saúde, em geral; formação docente e prática crítico-reflexiva em saúde.
Referências: ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação e a Pedagogia. São Paulo: Moderna, 2006. BERTANI, I. et al. Aprendendo a construir saúde: desafios na implantação da política de educação permanente em saúde. Franca: Ed. Unesp/FHDSS, 2008. BERTUSSI, D. Caminhos para a educação permanente. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. BOFF, C. Que fazer? teoria e prática da educação popular. Petrópolis: Vozes, 1989. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1975. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra S/A, 1984. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 79. (Coleção Educação e Mudança. v.1). FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998. GADOTTI, Moacir. Histórias das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ed. Ática, 1999. HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thompson, 2003. LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Editora. Ática, 2009. LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2009. LOPES, Eliane Marta Teixeira. et all (org), 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1996. RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez, 1987. VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. 1 ed. São Paulo: Ed. Ática, 2007.

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