Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE7102
Nome: TEORIAS DO CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Contextualização do processo histórico de organização do campo de estudos curriculares, distinguindo-se as bases conceituais das diferentes concepções de currículo, expressas nos conjuntos das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas. Estudo dos fundamentos do currículo escolar entendido como parte do fenômeno educativo.
Referências: CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. MOREIRA, Antonio Flavio (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. SILVA, Tomaz Tadeu da.Documentos de Identidade: introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. SILVA, Tomaz Tadeu da.O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.15.13