Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE4203
Nome: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO, A IDENTIDADES E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: As pesquisas sobre os professores, sua formação, prática e desenvolvimentos profissional. Perspectivas teóricas e metodológicas. Estado da arte sobre as pesquisas da formação docente.
Referências: ANDRÉ, M. E. D. A.. Etnografia da prática escolar. Papirus Editora. Campinas. 1985. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1988. BARROS, Ardel de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Ed.Vozes, 2001. Capítulo 6. BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora LTDA, 1994. Capítulos IV e V. BRZEZINSKI, I. (Coord.). Formação de profissionais da educação (1997- 2002). Brasília: MEC; INEP, 2006. (Série Estado do conhecimento, n. 10). CRESWELL, J. Investigação Qualitativa e Projetos de Pesquisa. Ed. Penso.Porto Alegre, 2014. GATTI, B. A. O problema da metodologia da pesquisa nas ciências humanas. In: RODRIGUES, M. L.; NEVES, N. P. (Org.). Cultivando a Pesquisa. São Paulo:UNESP, 1998. __________ . Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. In: ECCOS. São Paulo, 1999. LAVILLE, Christian; DIONE, Jean. Das informações à conclusão. In:_______ A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. (1986) Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas, Temas Básicos de Educação e Ensino. Editora Pedagógica e Universitária LTDA. MINAYO, Maria Cristina de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Vozes: SP. 1992. NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A dispersão semântica na pesquisa educacional: implicações teórico-metodológicas. Educação em Questão. Vol. 10. nº 2/1. Jul/Dez, 1999 – Jan/Jun, 2000. p. 96-114. RAMALHO, B.L. e NÚÑEZ. I.B. A pesquisa como recurso da formação e da construção da identidade docente: notas sobre a formação inicial. Revista ECCOS, v.7, p. 87-111. Jun. 2005. SANTOS FILHO, J. (1995) Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático.. En Santos Filho, J. & Gamboa, S. (Ed.) Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. Cortez Editora. São Paulo. p. 13-59. SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. ZEICHNER, Kenneth M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre a Formação Docente. Volume 01 / n. 01 ago-dez. 2009.

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