Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01) |
Código: |
PPGE4202 |
Nome: |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ABORDAGENS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Método de Avaliação: |
CONCEITO |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Fundamentos da pesquisa quali-quantitativa em educação: história, conceitos e pressupostos epistemológicos, métodos, técnicas e procedimentos axiológicos. Organização, análise de dados e interpretação dos resultados, considerando a construção crítica do conhecimento sob diferentes possibilidades da pesquisa quali-quantitativa em educação: abordagens estatísticas, fenomenológicas, compreensivas, interacionistas, etc. |
Referências: |
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa. Teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
HAIR, Jr Joseph F.; BLACK, William C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronald L. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.
SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos. Métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed-Bookman, 2009.
VAN DER MAREN, Jean-Marie. Méthodes de recherche pour léducation. Montréal: Les Presses de lUniversité de Montréal, 1995. |
|