Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01) |
| Código: |
PPGE4202 |
| Nome: |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ABORDAGENS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS |
| Carga Horária Teórica: |
30 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
30 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Método de Avaliação: |
CONCEITO |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Fundamentos da pesquisa quali-quantitativa em educação: história, conceitos e pressupostos epistemológicos, métodos, técnicas e procedimentos axiológicos. Organização, análise de dados e interpretação dos resultados, considerando a construção crítica do conhecimento sob diferentes possibilidades da pesquisa quali-quantitativa em educação: abordagens estatísticas, fenomenológicas, compreensivas, interacionistas, etc. |
| Referências: |
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa. Teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
HAIR, Jr Joseph F.; BLACK, William C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronald L. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.
SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos. Métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed-Bookman, 2009.
VAN DER MAREN, Jean-Marie. Méthodes de recherche pour léducation. Montréal: Les Presses de lUniversité de Montréal, 1995. |
|
|