Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE4104
Nome: FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aprendizagem, Formação e Desenvolvimento profissional docente, como dimensões estruturantes do processo de formação (inicial e continuada) dos professores da Educação Básica no contexto do século XXI. Aprendizagem e formação como tipos de atividades. Estrutura da atividade de aprendizagem. As necessidades formativas e o contexto da prática profissional. Adulto como categoria psicológica. Espaços da aprendizagem formal e não formal dos professores. Aprendizagem: diferentes abordagens. Os sentidos e significados do sujeito que aprende e se forma. Fatores que influenciam na aprendizagem, na formação e no desenvolvimento profissional do adulto professor. Ensino desenvolvimentista da atividade profissional docente.
Referências: ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010. GAUTHIER, Clermont. Por uma Teoria da Aprendizagem. Pesquisa sobre os Saberes Docentes. Editora UNIJUÌ. GATTI, Bernardete e BARRETO, E.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. UNESCO, Brasília, 2009. GARCIA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto Edutora, 2005. GARCIA, C. M. Formalidad e informalidad en el proceso de aprender a enseñar. Revista de Educación, 350. Septiembre-diciembre 2009, pp. 31-55 GARCIA, C. M. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das ciências da educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009. IMBERNÓN, F. Ensinar, aprender e se comunicar no ensino médio. Im Roberto Valdés Puentes; Andrea Maturano Longarizi e Orlando Fernández Aquino. Ensino Médio: estado atual, políticas e formação de professores. Uberlândia: EDUFU. 2012. P. 181-205. LABARE, In NOVOA: Professores: ainda falta muito para o futuro? Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores. Vol. 1. N.01. 2009. Autentica Editora (2009). NOVOA, A. Professores: ainda falta muito para o futuro? Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores. Vol. 1. N.01. 2009. Autentica Editora (2009). NUÑEZ, I. B. Vygotsky, Leontiev e Galperin. Formação de Conceitos e Princípios Didáticos. Brasilia: Liber Livros. 2009. PLACCO. V.M.S de S. (org). Aprendizagem do adulto Professor. São Paulo: Edições Loyola. 2006. RAMALHO, Betania; Isauro B. Nuñez (org). Formação, Representações e Saberes Docentes. Mercado das Letras, 2014. RAMALHO, Betania; Isauro NUÑEZ; Clermont GAUTHIER: Formar o Professor. Profissionalizar o Ensino: Perspectivas e Dasafios. Editora Sulina, 2ª.Ed. (2004) RAMALHO, B. L. e NUÑEZ, I. B. Competência como fio condutor da formação profissional: o desafio possível. In: O sentido das competências no projeto político-pedagógico (Org. Vilma Q. S. F. Oliveira) (Coleção Pedagógica n° 3). UFRN – Pró-Reitoria de Graduação, 2002. RAMALHO, Betania Leite; CARVALHO, Maria Eulina P. de. O Magistério enquanto profissão: considerações teóricas e questões para pesquisa. Cadernos de pesquisa da Fundação Carlos Chagas. São Paulo: Cortez, n. 88, 1994. ZEICHNER, K. Uma agenda de Pesquisa para a formação docente. Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores. Vol. 1. N.01. 2009. Autentica Editora.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.15.8