Referências: |
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
GAUTHIER, Clermont. Por uma Teoria da Aprendizagem. Pesquisa sobre os Saberes Docentes. Editora UNIJUÌ.
GATTI, Bernardete e BARRETO, E.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. UNESCO, Brasília, 2009.
GARCIA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto Edutora, 2005.
GARCIA, C. M. Formalidad e informalidad en el proceso de aprender a enseñar. Revista de Educación, 350. Septiembre-diciembre 2009, pp. 31-55
GARCIA, C. M. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo Revista das ciências da educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.
IMBERNÓN, F. Ensinar, aprender e se comunicar no ensino médio. Im Roberto Valdés Puentes; Andrea Maturano Longarizi e Orlando Fernández Aquino. Ensino Médio: estado atual, políticas e formação de professores. Uberlândia: EDUFU. 2012. P. 181-205.
LABARE, In NOVOA: Professores: ainda falta muito para o futuro? Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores. Vol. 1. N.01. 2009. Autentica Editora (2009).
NOVOA, A. Professores: ainda falta muito para o futuro? Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores. Vol. 1. N.01. 2009. Autentica Editora (2009).
NUÑEZ, I. B. Vygotsky, Leontiev e Galperin. Formação de Conceitos e Princípios Didáticos. Brasilia: Liber Livros. 2009.
PLACCO. V.M.S de S. (org). Aprendizagem do adulto Professor. São Paulo: Edições Loyola. 2006.
RAMALHO, Betania; Isauro B. Nuñez (org). Formação, Representações e Saberes Docentes. Mercado das Letras, 2014.
RAMALHO, Betania; Isauro NUÑEZ; Clermont GAUTHIER: Formar o Professor. Profissionalizar o Ensino: Perspectivas e Dasafios. Editora Sulina, 2ª.Ed. (2004)
RAMALHO, B. L. e NUÑEZ, I. B. Competência como fio condutor da formação profissional: o desafio possível. In: O sentido das competências no projeto político-pedagógico (Org. Vilma Q. S. F. Oliveira) (Coleção Pedagógica n° 3). UFRN Pró-Reitoria de Graduação, 2002.
RAMALHO, Betania Leite; CARVALHO, Maria Eulina P. de. O Magistério enquanto profissão: considerações teóricas e questões para pesquisa. Cadernos de pesquisa da Fundação Carlos Chagas. São Paulo: Cortez, n. 88, 1994.
ZEICHNER, K. Uma agenda de Pesquisa para a formação docente. Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores. Vol. 1. N.01. 2009. Autentica Editora. |