Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE2207
Nome: TÓPICOS DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Leituras e discussões de textos de História, Filosofia e Sociologia da Ciência. Epistemologia e a pesquisa em ensino de ciências. Contribuições da História, da Filosofia e da Sociologia da Ciência para o ensino de ciências. Filosofia da Ciência e a natureza do conhecimento científico. A Ciência como parte da cultura.
Referências: BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BRAGA, Marco; GUERRA, Andréia; REIS, José Cláudio. Breve história da ciência moderna (3 volumes). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. CHALMERS, A. F. O que é ciência, afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993. FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 9. ed., 2005. MATTHEWS, M. R. Science Teaching: the role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994a. POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2003. RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. (4 volumes). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. SANTOS, Maria Eduarda. Mudança Conceptual na Sala de Aula – Um Desafio Pedagógico. Lisboa: Livros Horizonte, 1991. SILVA, Cibelle Celestino (org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências - subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. ZANETIC, J. Física também é Cultura (Tese de Doutoramento). São Paulo: FEUSP, 1989.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.15.13