Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE1102
Nome: FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL II
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo sobre o ensino prestado às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, a partir de seus fundamentos básicos. Discussão sobre estratégias administrativas, pedagógicas e sociais para a realização do atendimento educacional numa perspectiva inclusiva.
Referências: BAPTISTA, Cláudio Roberto (Org). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. GLAT, Rosana (org). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007. JESUS, Denise Meyrelles de, BAPTISTA, Cláudio Roberto, BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa, VICTOR, Sônia Lopes (Orgs).Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2011. MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos,SILVA, Luzia Guacira dos Santos (Orgs) Educação Inclusiva: pesquisa, formação e práticas. João Pessoa: Ideia, 2015. MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. A inclusão escolar do aluno com síndrome de Down: o que pensam os educadores?Natal: EDUFRN, 2009. MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de (Org). Inclusão no Ensino Superior: docência e necessidades Educacionais Especiais. Natal: EDUFRN, 2013. MENDES, Enicéia Gonçalves, CIA, Fabiana (Orgs). Inclusão escolar e o Atendimento Educacional. São Carlos: Marquezine e Manzini; ABPEE, 2014. SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Inclusão: uma questão, também, de visão. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.14.16_1