Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE1101
Nome: FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo sobre a educação de pessoas com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação numa perspectiva histórica, filosófica, política e legal. Reflexões sobre a reorganização dos limites e das estruturas de educação Especial e regular, com base em novos paradigmas. Reflexão crítica sobre o processo de inclusão na realidade mundial e brasileira.
Referências: BAPTISTA, Cláudio Roberto, JESUS, Denise Meyrelles de (Orgs). Avanços em Políticas de Inclusão: o contexto da Educação Especial no Brasil e em outros países. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. FÁVERO, Osmar, FERREIRA, Windyz, IRELAND, Timothy, BARREIROS, Débora (Orgs). Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009. JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. História da Educação de Pessoas com deficiência: da antiguidade ao início do século XXI. Campinas, SP: Mercado das Letras; Natal, RN: UFRN, 2015. MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos, PIRES, José, PIRES, Gláucia Nascimento da Luz (Orgs). Inclusão: compartilhando saberes. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos, PIRES, José, PIRES, Gláucia Nascimento da Luz (Orgs). Caminhos para a Educação Inclusiva: políticas, práticas e apoios especializados. João Pessoa: Ideia, 2014. MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003. SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Inclusão: uma questão, também, de visão. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.13.6_1