Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE0300
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPE0054 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise dos elementos teórico-metodológicos e técnicos que possibilitem orientar o planejamento e execução do processo de ensino-aprendizagem no âmbito da docência superior, estimulando a criação cultural, o desenvolvimento da mentalidade científica e do pensamento crítico-reflexivo.
Referências: ANDRE, Marli Eliza e OLIVEIRA, Maria Rita Neto (Orgs.). Alternativas no ensino de Didática. Campinas, SP: PAPIRUS, 1997. CUNHA, Maria Isabel. Reflexões e praticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: PAPIRUS, 2007. GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: ATLAS, 2009. MANCEBO, Deise, Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2004. MASETTO, Marcos. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: SUMMUS, 2003. PIMENTA, Selma Garrido, ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. RODRIGUES JUNIOR, José Florêncio (Org.) Avaliação do estudante universitário: fundamentos e recursos. Brasília: SENAC, 2009. SILVA, Rosália de F.. Socializar na universidade: relação com saberes, tempo e formação. In: SOUSA, Clariza Prado (Org.). Avaliação e rendimento escolar. 15 ed., Avaliação do rendimento escolar. 15 ed., Campinas, SP: PAPIRUS, 1991. VEIGA, Ilma Passos e VIANNA, Cleide Maria Quevedo Quixadá (Orgs.). Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas, SP: PAPIRUS, 2007. ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPE0054 ) ATIVO 23/03/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.14.16_1