Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (15.70)
Código: PGFON0003
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos teorico-metodologicos norteadores do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior, com abordagem dos recursos didáticos necessários para a construção do conhecimento e analise crítico-reflexiva sobre as tendências educacionais no contexto do ensino superior. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica critica, emancipatória e humanizadora.
Referências: ANDRE, M. et al. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 122-143, 2010. ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. CORREA, A. C. et al. Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência. Educação em Revista, v.27, n.3, p.61-77, 2011. LEITE, C. et al. Formação para a docência universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica. Revista Portuguesa de Educação, v.25, n.1, p.7-27, 2012. PEREIRA, L.R.; ANJOS, D.D. O Professor do Ensino Superior: Perfil, desafios e trajetórias de formação. Seminário Internacional em Docência superior, 2014. Disponível em: http://www.uniso.br/publicacoes/anais_eletronicos/2014/1_es_formacao_de_professores/31.p df.SILVA, L.R. Docência na contemporaneidade: desafios para professores no ensino superior. Revista Primus Vitam., v.5, p.1-21, 2013. SIMON, E. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde. Interface, v.18, suppl.2, p.1355-1364, 2014. TEOFILO, TJS; DIAS, MAS. Concepções de docentes e discentes acerca de metodologias de ensino-aprendizagem: análise do caso do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral - Ceará. Interface., v.13, n.30, p.137-151, 2009.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.14.16_1