Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (15.70)
Código: PGFON0012
Nome: DELINEAMENTO DE ESTUDOS CIENTÍFICOS EM FONOAUDIOLOGIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Serão abordados os aspectos conceituais e procedimentais dos principais delineamentos de estudos científicos de natureza quantitativa, qualitativa e mistos com enfoque nas reflexões sobre a aplicabilidade científica, clínica e social do conteúdo no que se refere aos domínios de investigação da Fonoaudiologia.
Referências: ABAD, F. J. et al. Measurement in social sciences and health. Madrid: Sintesis, 2011. CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed e Bookman, 2010. GLOGOSWSKA, M. Paradigms, pragmatism and possibilities: mixed-methods research in speech and language therapy. International Journal of Language & Communication Disorders, v. 46, n. 3, p. 251-260, 2011. GALVAO, T.F.; PEREIRA, M.G. Redação, publicação e avaliação da qualidade da revisão sistemática. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.24, n.2, p. 333-334, 2015. OKKELS, N.; MEDICI, C.R.; KJAER, J.N.; KRISTIANSEN, C.B. Training students in research and scientific writing. Acta Psychiatrica Scandinava, v. 132, n. 6, p. 431-432, 2015. SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JUNIOR, O.N. (Ed.) Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. 192p. SIMKHADA, P.; VAN TEIJLINGEN, E.; HUNDLEY, V.; SIMKHADA, B.D. Writing na abstract for a scientific conference. Kathmandu University Medical Journal, v.11, n.3, p.262-265, 2013. VOLPATO, G.L. Métodológico para redação científica. Botucatu: Best Writing, 2011. 320p. HULLEY, S. B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 3 ed. Porto Alegre: Artmed. 2008, 384p. IRWIN, D.L. PANNBACKER, M.; LASS, N.J. Clinical research methods in speech-language pathology and audiology. San Diego: Plural Publishing, 2013. STREINER D. L.; NORMAN, G. R. Health measurement scales. 5th. Oxford: Oxford University Press, 2015. MEDRONHO, R. A.; PEREZ, M. A. Testes diagnósticos. In: MEDRONHO, R. A. Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2009. p. 259-270. OLSWANG, L. B.; PRELOCK, P. A. Bridging the Gap Between Research and Practice: Implementation Science. Journal of Speech, Language and Hearing Research, v. 58, n.6, p. S1818-26, 2015.

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