Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (15.70)
Código: PGFON0019
Nome: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM LINGUAGEM
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Processos cognitivo-linguísticos na infância, adolescência e vida adulta e seus princípios neurais e contextuais. Aspectos teórico-metodológicos relacionados aos procedimentos envolvidos na avaliação e intervenção em linguagem, com enfoque no desenvolvimento infantil.
Referências: BISHOP, D.V.M. Cerebral asymmetry and language development: Cause, correlate, or consequence? Science. v.340, n.6138, 2013. GOLOSIO, B. et al. A Cognitive Neural Architecture Able to Learn and Communicate through Natural Language. PLoS ONE, v.10, n.11, p. e0140866, nov. 2015. KADERAVEK, J. N. Language Disorders in Children: Fundamental Concepts of Assessment and Intervention. Allyn & Bacon, 2011, 512p. KANDEL, E. R. et al. Principles of neural science. 4. ed. New York: McGraw-Hill, Health Professions Division, c2000. xli, 1414 p. ISBN: 9780838577011. LURIA, A.R.; RICARDO, J.A.. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981. 346 p. ISBN: 8521601522. PERLOVSKY, L.; KUNIYOSHI, L.S. Language and Cognition. Frontiers in Behavioral Neuroscience. v.8, n.1, p.436, 2014. ROGERS, C.R; et al. Causal effects on child language development: A review of studies in communication sciences and disorders. Journal of Communication Disorders, v.57, n.13, p.13, 2015.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.14.8