Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (15.70)
Código: PGFON0018
Nome: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM AUDIÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordará os processos envolvidos na avaliação, diagnóstico e reabilitação das funções auditiva e vestibular. É discutida a importância destas funções para o desenvolvimento da linguagem e audição da criança e o impacto das alterações da função auditiva e vestibular na saúde do adulto e idoso.
Referências: AMERICAN ACADEMY OF AUDIOLOGY. American Academy of Audiology Childhood Hearing Screening Guidelines. Sep. 2011. DESMOND, A.L. Vestibular function: clinical and practice management. Thieme, 2011, 304p. HEINE, C.; O'HALLORAN, R. Central Auditory Processing Disorder: a systematic search and evaluation of clinical practice guidelines. Journal of evaluation in clinical practice. In press 2016. doi: 10.1111/jep.12494 KATZ, J. et al. Handbook of clinical audiology. 7 ed. Philadelphia: Wolters Kluwer, 2015. PICKLES, J. O. An introduction to the physiology of hearing. 4 ed. Bingeley: Emerald Group Publishing Limited, 2012. PIMPERTON, H. et al. The impact of universal newborn hearing screening on long-term literacy outcomes: a prospective cohort study. Archives of disease in childhood, v.101, p. 9- 15, 2016. RICCI, N.A. et al . A systematic review about the effects of the vestibular rehabilitation in middle-age and older adults. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos , v. 14, n. 5, p. 361-371, Oct. 2010 . TREMBLAY, K.L.; BURKARD, R.F. Translational perspectives in auditory neuroscience: normal aspects of hearing. San Diego: Plural Publishing, 2012, 488p. TREMBLAY, K.L.; BURKARD, R.F. Translational perspectives in auditory neuroscience: hearing across the life span – assessment and disorders. San Diego: Plural Publishing, 2012, 336p. VALENTE, L. M. Assessment techniques for vestibular evaluation in pediatric patients. Otolaryngologic Clinics of North America, v. 44, n.2, p. 273-90, Abr. 2011. YAMASOBA, T. et al. Current concepts in age-related hearing loss: epidemiology and mechanistic pathways. Hearing research, v. 303,p. 30-38, Fev. 2013. WONG, L.; HICKSON, L. Evidence-Based Practice in Audiology Evaluating Interventions for Children and Adults with Hearing Impairment. San Diego: Plural Publishing. 2012.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v4.13.8