Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (15.70)
Código: PGFON0014
Nome: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Panorama e atualidades sobre as tecnologias aplicadas aos diversos campos da Fonoaudiologia, bem como o estudo da estrutura, estratégias, processos e procedimentos para inovação em Fonoaudiologia envolvendo a área da Telessaúde.
Referências: BARBOSA FILHO, A. N. Projeto e desenvolvimento de produtos. Ed. Atlas. 2012. IRIGARAY, H. A. R.; et al. Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas. 3a Ed. FGV. 2012. CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Resolução, de 1o de março de 2013. Dispõe sobre a regulamentação da Telessaúde em Fonoaudiologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 mar. 2013. Seção 1, p. 158. INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL - CGCOM. “INPI - Guia Básico - Patentes.” Institucional. Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - Guia Básico, October 16, 2012. http://www.inpi.gov.br/portal/artigo/guia_basico_patentes. FERRARI, D.V. et al. Telessaúde: acesso a educação e a assistência em audiologia. In: BEVILACQUA, M.C. et al. Saúde auditiva no Brasil: políticas, serviços e sistemas. São José; dos Campos: Pulso, 2010. JERONIMO, R.A.; LIMA, S.M.P.F. Tecnologias computacionais e ambientes virtuais no processo terapêutico de reabilitação. O mundo da saúde. São Paulo, v.30, n.1, pp.96-106. 2006. NOVAES H. M. D. Da produção à avaliação de tecnologias dos sistemas de saúde: desafios do século XXI. Saúde Pública, v.40, p.133-140, 2006. PAUL J. T. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4a Ed. Editora Bookman. 2012. SPINARDI, A.C.P. et al. Telefonoaudiologia: ciência e tecnologia em saúde. Pro-Fono Revista de Atualização Científica, v.21, n.3), p.249- 54, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pfono/v21n3/ en_12.pdf THIBODEAU, L.M. Computer-based auditory training (CBAT) for (Central) Auditiry Processing Disorders. In: MUSIEK, F.E.; CHERMAK, G.D. (Ed.) Handbook of (central) auditory processing disorder. San Diego, Plural Publishing, pp.167-206, 2007.

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