Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (15.70)
Código: PGFON0001
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos epistemológicos, metodologicos, operacionais e eticos para o planejamento, elaboração e desenvolvimento do projeto e apresentação dos resultados da pesquisa científica.
Referências: ATALLAH, A.N.; CASTRO, A.A. Medicina baseada em evidencias: o elo entre a boa ciencia e a boa prática. Revista da imagem, v.20, n.1, p.:V-IX, 1998. ATALLAH, A.N. Medicina baseada em evidencias: estrutura mínima de um projeto de pesquisa clinica. Revista Diagnostico & Tratamento, v.7, n.4, p.35-39, 2002. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA. Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. DIB, R.P.E., ATALLAH, A.N. Evidence-based speech, language and hearing therapy and the Cochrane Library’s systematic reviews. São Paulo Medical Journal, v.124, n.2, p.51-4, 2006. HULLEY, S. B. et al. Delineando a pesquisa clinica: uma abordagem epidemiológica. 3 ed. Porto Alegre: Artmed. 2008, 384p. IRWIN, D.L. PANNBACKER, M.; LASS, N.J. Clinical research methods in speech-language pathology and audiology. San Diego: Plural Publishing, 2013. SANTOS, C.M.C.; PIMENTA, C.A.M; NOBRE, M.R.C. A estratégia pico para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidencias. Rev. Latino Am Enfermagem, v.15, n.3, p.1-4, 2007. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico: revisada e atualizada. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2008. VOLPATO, G.L. Método lógico para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

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