Ementa/Descrição: |
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Componente curricular desenvolvido de forma integrada ao componente EMERGÊNCIAS-EIXO HABILIDADES E COMUNIDADE, por meio de sessões tutoriais utilizando a metodologia PBL (Problem Based Learning) e conferências sobre os seguintes conteúdos: Rede de atendimento das urgências e emergências médicas. Manifestações clínicas, epidemiologia, etiologia, fisiopatologia, etiopatogenia, diagnóstico e terapêutica das condições clínicas que configuram situações de urgência e emergência mais prevalentes. Dor. Abdome agudo, apendicite, diverticulite, pancreatite, úlcera péptica perfurada, colecistite. Intoxicações exógenas, Choque cardiogênico, hipovolêmico, séptico, anafilático e neurogênico. Rebaixamento do nível de consciência, dellirium e coma. Desidratação, distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-base. Insuficiência respiratória aguda. Afogamentos. Hipotermia. Parada cardiorrespiratória. Queimaduras, ferimentos e curativos. TCE, trauma torácico, abdominal e de extremidades. Emergências em idosos. Emergências psiquiátricas. Tontura e vertigem. Acidente vascular encefálico. Diagnóstico por imagens na urgência e emergência.Litíase renal.
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