Ementa/Descrição: |
Componente curricular desenvolvido de forma integrada ao componente DISPNEIA, DOR TORÁCICA E EDEMA-EIXO HABILIDADES E COMUNIDADE, por meio de sessões tutoriais utilizando a metodologia PBL (Problem Based Learning) e conferências sobre os seguintes conteúdos: Hipertensão arterial. Anti-hipertensivos. Emergências hipertensivas. Eletrocardiograma (ECG). Esquistossomose e mecanismos da ascite. Envolvimento renal em doenças sistêmicas. Medicamentos broncodilatadores e anti-inflamatórios na asma e DPOC. Aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, diagnósticos e terapêuticos das condições clínicas mais prevalentes relacionadas a dispneia, dor torácica e edema: hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca, doença de Chagas, fibrilação atrial, angina estável, síndromes coronarianas agudas, dissecção de aorta, pericardite, miocardite, valvopatias, miocardiopatias primárias, injúria renal aguda, doença renal crônica, síndrome nefrótica, glomerulopatias, derrames pleurais, asma, DPOC, pneumonias, câncer de pulmão, tromboembolismo pulmonar, trombose venosa profunda. |