Ementa/Descrição: |
Componente curricular desenvolvido de forma integrada ao componente ENVELHECIMENTO E SAÚDE-EIXO HABILIDADES E COMUNIDADE, por meio de sessões tutoriais utilizando a metodologia PBL (Problem Based Learning) e conferências sobre os seguintes conteúdos: Teorias biológicas, psicológicas e sociais do envelhecimento. Epidemiologia do envelhecimento populacional e saúde dos idosos. A gerontologia brasileira e a construção social do idoso no Brasil. Direitos humanos, violência e envelhecimento. Idosos, saúde mental e família: intervenções psicossociais. Aspectos psicossociais da sexualidade no envelhecimento e na velhice. Aspectos éticos e legais na abordagem ao idoso. Semiologia geriátrica. Iatrogenia e problemas com medicamentos em idosos. Síndromes geriátricas: insuficiência cerebral, instabilidade, iatrogenia, incontinência urinária, imobilidade. Insuficiência cognitiva e distúrbios emocionais: demência, delirium, insônia, confusão mental, depressão. Quedas e fraturas. Abordagem multidisciplinar no cuidado ao idoso. Avaliação global da pessoa idosa na Atenção Básica. |