Referências: |
DANIELLOU, F. Lergonome et les débats sur la performance de lentreprise. 16e Journées de Bordeaux sur la Pratique de lErgonomie (conferência de abertura), 2009.
DA ROCHA FALCÃO, J.: O que sabem os que não sabem? Contribuições para a exploração psicológica das competências cognitivas humanas. Projeto de pesquisa 2005-2008, CNP, 2004.
DA ROCHA FALCÃO, J.: Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar: hierarquia ou complementaridade? Saber & Educar, Porto, nº. 13, pp. 109-123, 2008.
DA ROCHA FALCÃO, J.; CLOT, Y.: Moving from a monological theoretical perspective of emphasis on the right answer to an alternative dialogical perspective of emphasis on the power of acting in studying mathematical competence. International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR) Congress, Rome (Italy), 2011.
HAZIN, I.; DA ROCHA FALCÃO, J.; RÊGO, I.; GOMES, A.; ANDRADE, P.; ARAGÃO, L.; SALES, A.; REIS, J.; WENICE, M.: High Abilities and Information Technologies: Talento Metrópole Brazilian Program. Creative Education, v. 06, p. 647-653, 2015.
HOC, J.:LErgonomie cognitive: un champs pluridisciplinaire dans les sciences cognitives.IN: Vergnaud, G. (ed.) Les sciences cognitives en débat. Paris, CNRS Éditions, 1991.
POLYA, G.: A Arte de Resolver Problemas - um novo aspecto do método matemático. Interciência, 2006.
PRIMI, R.: Inteligência: Avanços nos Modelos Teóricos e nos Instrumentos de Medida. Avaliação Psicológica, V. 1, pp. 67-77, 2003.
PRIMI, R.; SANTOS, A.; VENDRAMINI, C.; TAXA, F.; MULLER, F.; LUKJANENKO, M.; SAMPAIO, I.: Competências e Habilidades Cognitivas: Diferentes Definições dos Mesmos Construtos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 17, n. 2, pp. 151-15, 2001.
REIS, J.; HAZIN, I.; DA ROCHA FALCÃO, J.; MEIRA, L.; BENDASSOLLI, P.; GUERRA, A.; FALCÃO, T.; GOMES, A.; OLIVEIRA, M.; RÊGO, I.: Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education. v. 06, p. 2384-2396, 2015.
VALSINER, J.: An invitation to cultural psychology. Los Angeles, Sage Publications, 2014.
ZARIFIAN, P.: O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo, Senac Editora, 2003. |