Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: ITE0029
Nome: ERGONOMIA COGNITIVA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGITE0029 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ergonomia (conceituação geral, ergonomia cognitiva, ergonomia da atividade); Modelos de Funcionamento da Mente. Conceito de Situação-Problema; Tipologia de Problemas e de Estratégias de Resolução. Aplicações Básicas da Ergonomia Cognitiva (o usuário de dispositivos como resolvedor de problemas); Manuais e Interfaces Humano-Máquina; Representações do Usuário por Parte dos Conceptores de Artefatos.
Referências: DANIELLOU, F. L’ergonome et les débats sur la performance de l’entreprise. 16e Journées de Bordeaux sur la Pratique de l’Ergonomie (conferência de abertura), 2009. DA ROCHA FALCÃO, J.: O que sabem os que não sabem? Contribuições para a exploração psicológica das competências cognitivas humanas. Projeto de pesquisa 2005-2008, CNP, 2004. DA ROCHA FALCÃO, J.: Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar: hierarquia ou complementaridade? Saber & Educar, Porto, nº. 13, pp. 109-123, 2008. DA ROCHA FALCÃO, J.; CLOT, Y.: Moving from a monological theoretical perspective of emphasis on the “right answer” to an alternative dialogical perspective of emphasis on the “power of acting” in studying mathematical competence. International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR) Congress, Rome (Italy), 2011. HAZIN, I.; DA ROCHA FALCÃO, J.; RÊGO, I.; GOMES, A.; ANDRADE, P.; ARAGÃO, L.; SALES, A.; REIS, J.; WENICE, M.: High Abilities and Information Technologies: Talento Metrópole Brazilian Program. Creative Education, v. 06, p. 647-653, 2015. HOC, J.:L’Ergonomie cognitive: un champs pluridisciplinaire dans les sciences cognitives.IN: Vergnaud, G. (ed.) Les sciences cognitives en débat. Paris, CNRS Éditions, 1991. POLYA, G.: A Arte de Resolver Problemas - um novo aspecto do método matemático. Interciência, 2006. PRIMI, R.: Inteligência: Avanços nos Modelos Teóricos e nos Instrumentos de Medida. Avaliação Psicológica, V. 1, pp. 67-77, 2003. PRIMI, R.; SANTOS, A.; VENDRAMINI, C.; TAXA, F.; MULLER, F.; LUKJANENKO, M.; SAMPAIO, I.: Competências e Habilidades Cognitivas: Diferentes Definições dos Mesmos Construtos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 17, n. 2, pp. 151-15, 2001. REIS, J.; HAZIN, I.; DA ROCHA FALCÃO, J.; MEIRA, L.; BENDASSOLLI, P.; GUERRA, A.; FALCÃO, T.; GOMES, A.; OLIVEIRA, M.; RÊGO, I.: Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education. v. 06, p. 2384-2396, 2015. VALSINER, J.: An invitation to cultural psychology. Los Angeles, Sage Publications, 2014. ZARIFIAN, P.: O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo, Senac Editora, 2003.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGITE0029 - ERGONOMIA COGNITIVA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGITE0029 ) ATIVO 13/01/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.14.16_1