Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08) |
Código: |
ITE0024 |
Nome: |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM PROGRAMAÇÃO VISUAL |
Carga Horária Teórica: |
15 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( PPGITE0024 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Método de Avaliação: |
CONCEITO |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Fundamentos da Programação Visual; Mecânicas e Componentes; Algoritmos; Estruturas Básicas da Programação em Blocos; Ambientes de Programação Visual; Programação em Blocos para Plataformas de Hardware. |
Referências: |
BARRETO, F.: Scratch: Construa brincando seus jogos e programas computacionais. eBook kindle, 2014.
MANZANO, J.: Algoritmos - lógica para desenvolvimento de programação de computadores. São Paulo: Érica, 2014. ISBN: 978-8536502212.
PATTERSON, S.: Programming in the Primary Grades - Beyond the Hour of Code. Rowman & Littlefield Publishers, 2016. ISBN: 978-1475825435.
MARJI, M.: Aprenda a Programar com Scratch. Novatec, 2014. ISBN: 978-8575223123.
POZO, J.: Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. |
|
|
|