Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: ITE0004
Nome: RACIOCÍNIO LÓGICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGITE0002 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Modelagem Cognitiva e Educação; Desenvolvimento do Cérebro e Aprendizagem; Metodologias de Resolução de Problemas (Aprender a Aprender); Proatividade, Determinação e Equilíbrio Emocional; Zona de Aprendizado; Pensamento Crítico (Curiosidade, Compreensão e Lógica); Raciocínio Lógico e Analítico; Pensamento Algorítmico; Programação Visual; Olimpíadas do Conhecimento; Inteligências Múltiplas.
Referências: FERREIRA, M.: Raciocínio analítico - construindo e entendendo a argumentação. São Paulo: Atlas, 2010. ISBN: 978-8522458189. FREIRE. P.: Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. PERRENOUD, Pierre. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. PINK, D.: Motivação 3.0 - Os novos fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional. Campus Elsevier, 2010. ISBN: 978-853523558-6. POLYA, G.: A Arte de Resolver Problemas - um novo aspecto do método matemático. Interciência, 2006. PRIMI, R.; SANTOS, A.; VENDRAMINI, C.; TAXA, F.; MULLER, F.; LUKJANENKO, M.; SAMPAIO, I.: Competências e Habilidades Cognitivas: Diferentes Definições dos Mesmos Construtos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 17, n. 2, pp. 151-15, 2001. ZUIN, A.: Adorno - o poder educativo do pensamento crítico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. ISBN: 978-8532623010.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGITE0002 - RACIOCÍNIO LÓGICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGITE0002 ) ATIVO 18/12/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.15.8