Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: ITE0001
Nome: FUNDAMENTOS DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGITE0001 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Sociedade, Tecnologia e Educação; Produção Social do Conhecimento; Inovação e Internet; Teorias da Aprendizagem; Implicações Psicológicas, Aspectos Éticos e Socioeconômicos das Novas Tecnologias na Educação; Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo Escolar; TPACK (Conhecimento Pedagógico e Tecnológico dos Conteúdos); Tendências em Tecnologias Educacionais.
Referências: ALMEIDA, M.; VALENTE, J.: Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes e divergentes. São Paulo: Paulus, 2011. BRIGGS, A.; BURKE, P.: Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 2004. COLL, C.: Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Trad. Beatriz A. Neves. Porto Alegre: Artmed, 2000. KENSKI, V.: Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas/SP: Papirus, 2003. LITWIN, E.: Tecnologia educacional: política, história e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2001. MISHRA, P.; KOEHLER, M.:Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. In: Teachers College Record, V. 108, N. 6, pp.1017–1054, 2006. POZO, J.: Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SAMPAIO, M.; LEITE, L.: Alfabetização tecnológica do professor. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1999. SETZER, V.: Meios eletrônicos e educação: uma visão alternativa. 3. ed. São Paulo: Escrituras, 2005. ISBN: 8586303917. VALEJJO, A.; ZWIEREWICZ, M.: Sociedade da informação, educação digital e inclusão. Florianópolis: Editora Insular, 2007. WARSCHAUER, M.: Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC, 2006. ZABALLA, A.: A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGITE0001 - FUNDAMENTOS DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGITE0001 ) ATIVO 18/12/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.15.8