Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (13.33.05)
Código: EUR1014
Nome: CIDADES CRIATIVAS E ECONOMIA DA CULTURA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Contextualização histórica e as diferentes acepções da Economia da Cultura e da Economia Criativa. A promoção da cultura pelas instâncias internacionais. Cultura e desenvolvimento econômico. Avanços e retrocessos da Economia Criativa no Brasil. Inovação e criatividade. Cultura e criatividade. Políticas Culturais municipais, estaduais e federais. Cidades Criativas e suas diferentes concepções. Classe Criativa e a crítica bourdiana. Ambiente Criativo. Planejamento cultural das cidades e dos territórios.
Referências: ADORNO, T. W; HORKHEIMER. M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1985. CAIADO, Aurilio Sérgio Costa. Economia Criativa: Economia Criativa na cidade de São Paulo: diagnóstico e potencialidade. São Paulo: FUNDAP. 2011. CRUZ, Fernando Manuel Rocha da. Ambiente Criativo: Estudo de caso na cidade de Natal/RN. Dissertação de Mestrado. Natal: UFRN. 2014. EVANS, Graeme. Cultural Planning na urban renaissance. London and New York: Routledge. 2001 FLORIDA, Richard. A ascensão da classe criativa… e seu papel na transformação do trabalho, do lazer, da comunidade e do cotidiano. Porto Alegre, RS: L&PM Editores. 2011a. FLORIDA, Richard. El gran reset: nuevas formas de vivir y trabajar para impulsar la prosperidad. 1ª ed. Barcelona: Paidós Empresa. 2011b. HARTLEY, John. Creative Industries. London: Blackwell. 2005. HESMONDHALGH, D. The cultural industries. London: Sage. 2002. HOWKINS, John. Economia Criativa – Como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo, SP: M. Books. 2012. LANDRY, Charles. The creative city: A toolkit for urban innovations. 2ª ed. London: Earthscan. 2008. MCGUIGAN, Jim. Rethinking cultural policy. Berkshire: Open University Press. 2004. MARKUSEN, Ann. Cultural industries and occupations in regional development: a research agenda for Brazil. In: PENA, Sérgio Danilo Junho. Themes in transdisciplinary research. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2010. p. 189-225 REIS, Ana Carla Fonseca; KAGEYAMA, Peter. (Orgs). Cidades Criativas – Perspectivas. São Paulo: Garimpo das Soluções. 2011. MIGUEZ, Paulo. Economia criativa: uma discussão preliminar. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.). Teorias & políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA. 2007. p. 95-113 VIVANT, Elsa. O que é uma cidade criativa? São Paulo: Editora SENAC São Paulo. 2012. WYSZOMIRSKI. Margaret J. Defining and Developing Creative Sector Initiatives. In: Creative Industries: A measure for urban development? Viena: Fokus/Wiwipol, 2004. p. 25-57. Disponível em: <http://www.fokus.or.at/fileadmin/fokus/user/downloads/ reader.pdf>. Acesso em: 06 mar 2014.

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