Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (13.33.05)
Código: EUR1001
Nome: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Produção do conhecimento científico. Epistemologia e metodologia das ciências humanas. Modelos de análise e explicação. Limites de validade dos procedimentos de investigação e dos instrumentos de saber científico. Abordagens e técnicas de análise quantitativa. Abordagens e técnicas qualitativas de análise de pesquisa. O desenho do projeto de pesquisa: definindo o escopo e os objetivos da pesquisa; problema, questões e hipóteses de pesquisa; definição de procedimentos de teste e análise de resultados.
Referências: ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência – Introdução ao jogo e suas regras. 2ª Ed.. São Paulo: Edições Loyola, 2000. ANPOCS. DOSSIÊ: Métodos e Explicações da Política, Para onde nos levam os caminhos recentes?. XXX Encontro da ANPOCS, Caxambú. 2006. ARRETCHE, M. A Agenda Institucional. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 22, n. 64, 147-151, 2007. (disponível para download em www.scielo.br) BARROS, Aidil de Jesus Paes de Barros e LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. BECKER, Howard Saul. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zabar, 2007. BOURDIEU, Pierre. Os Usos Sociais da Ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004. CANO, Ignacio. A questão da causalidade. (13-17). In: Cano, I. Introdução à avaliação de programas sociais. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2006. CANO, Ignácio. Nas trincheiras do método. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, n.11, 94-112, set/dez, 2012. CÔRTES, Soraya. Técnicas de Análise Qualitativa de Dados. Cadernos de Sociologia. UFGRS. No 9. 1998. BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. ELSTER, Jon. Peças e Engrenagens das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994. FLICK, Uwe. Introdução a pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa – 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. FREEDMAN, D. A. On types of scientific inquiry? The role of qualitative reasoning. In: Brady, E., Collier, D. (Eds.). Rethinking social inquiry. Rowman & Littlefield Publishers, 2010. GEORGE, A., and BENNETT, A. Case studies and theory development in the social sciences. London/ Cambridge: MIT Press, 2005. GIDDENS, A. Comte, Popper e o Positivismo. IN: A. Giddens. (Org.). Política, Sociologia e Teoria Social. São Paulo, Editora da UNESP, 1997. GIDDENS, A. Novas regras do método sociologico: uma critica positiva das sociologias compreensivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar – como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1999. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2005. HOLLIS, M. The philosophy of social science : an introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. KUHN, Thomas S. Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1980. KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2005[1962]. KHUN, Thomas S. A tensão essencial. São Paulo: UNESP, 2011. MARQUES, E. Leis Gerais, Explicações e Mecanismos: Para onde vão nossas análises? Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 22, n. 64, 141-145, 2007. (disponível para download em www.scielo.br) PACHECO, Aline Silva; Carolyne Reis Barros; Maria Luísa Magalhães Nogueira; Vanessa Andrade de Barros. "Conte-me sua história”: reflexões sobre o método de história de vida. Mosaicos – Estudos em Psicologia, v.I, n.1, 25-35, 2007. (www.fafich.ufmg.br/mosaico). POPPER, K. Capítulo 1: Colocação de Alguns Problemas Fundamentais. In: ____. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, Editora da USP, 1975[1959]. PSILLOS, Stahis. Causation and explanation. Bucks: Acumen, 2002. PRZEWORSKI, Adam; TEUNE, Henry. The Logic of Comparative Inquiry. New York: Nily- Interscience, 1970. QUIVY, Raymond e CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1995. RAGIN, C., AMOROSO, L. The Goals of Social Research. Constructing Social Research. Sage/Pine Forge, 2nd edition, 2011. SANTOS, Antonio Raimundo. Metodologia Científica – a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. SCHNEIDER, Sérgio e SCHMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas ciências sociais. Cadernos de Sociologia (UFRGS), n. 9, 49-86, 1998. SMALL, Mario. Lost in translation: how not to make qualitative research more scientific. In: Lamont, M.; White, P. (Eds.). Workshop on Interdisciplinary Standards for Systematic Qualitative Research. Washington, DC: National Science Foundation, 2008. TILLY, Charles. Grandes estructuras, procesos amplios, comparaciones enormes. Madrid: Alianza, 1991. YIN, Robert K. Estudo de caso – planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

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