Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL (13.90)
Código: PPGEH0020
Nome: HISTÓRIA LOCAL: USOS E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Local e regional: história dos conceitos. As diversas acepções na História, na Geografia e na Educação. História local e historiografia. História das apropriações do “local” nos anos iniciais do ensino fundamental. Livros e materiais didáticos de história local. Educação Patrimonial e patrimônio urbano. Metodologias para apreensão e para apresentação do local no ensino.
Referências: ARRAIS, Raimundo Pereira Alencar; ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da; VIANA, Hélder do Nascimento (Org.). Cidade e diversidade: itinerários para a produção de materiais didáticos em História. Natal: EDUFRN, 2012. BITTENCURT, Circe Maria Fernandes. História do Brasil: identidade nacional e ensino de História do Brasil. In: KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003. _____. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. BOURDIN, Alain. A questão local. Rio de Janeiro: DP&A, 2009. FERNANDES, Antônia Terra Calazans. Produção e uso do material didático. In: ARRAIS, Raimundo Pereira Alencar; ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da; VIANA Hélder do Nascimento (Org.). Cidade e diversidade: itinerários para a produção de materiais didáticos em História. Natal: EDUFRN, 2012. GUAZZELLI, César Augusto Barcelos et all (Org.). Questões de teoria e metodologia do ensino de História. Porto Alegre: Ed da UFRGS, 2000. LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001. LUCA, Tânia Regina de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2012. MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Apontamento para pensar o ensino de História hoje: reformas curriculares, ensino médio e formação do professor. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tem/v11n21/v11n21a05.pdf> PEREIRA, Júnia Sales; RICCI, Cláudia Sapag. (Org.). Produção de materiais para a diversidade: patrimônio e práticas de memória numa perspectiva interdisciplinar. Belo Horizonte / Brasília: Faculdade de Educação e Centro Pedagógico da UFMG. Caed UFMG / Secad / MEC, 2010. (Livro 1) SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luís Heron da; AZEVEDO, José Clovis de; SANTOS, Edmilson dos. (Org.). Reestruturação curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre, Sulina, 1996. VIANA, Hélder do Nascimento. Cidades, artefatos e memória pública. In: ARRAIS, Raimundo Pereira Alencar; ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da; VIANA Hélder do Nascimento (Org.). Cidade e diversidade: itinerários para a produção de materiais didáticos em História. Natal: EDUFRN, 2012.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.13.10