Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES (18.22) |
| Código: |
DED0020 |
| Nome: |
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I |
| Carga Horária Teórica: |
45 h. |
| Carga Horária Prática: |
15 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
( ( ESE0404 ) OU ( DED0404 ) ) OU ( DED0199 ) OU ( LMC0058 )
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
O processo de construção da Psicologia como Ciência e a Psicologia da Educação como disciplina formal no âmbito da Psicologia e da Educação. Estudo das principais teorias psicológicas de aprendizagem: primórdios do behaviorismo: Pavlov, Watson e Guthrie; os efeitos do comportamento: Thorndike e Hull; condicionamento operante: o behaviorismo radical de Skinner; psicologia evolucionista: aprendizagem, biologia e cérebro; a transição para o cognitivismo moderno: Hebb, Tolman e os gestaltistas; teorias cognitivas: Bruner, Piaget e Vygotsky; modelos simbólicos de mente e de redes neurais; aprendizagem e memória, motivação; aprendizagem social: a teoria cognitiva social de Bandura. Relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Educação e a Psicanálise. Inserção do componente curricular na Leitura Interdisciplinar Acadêmica e Literária semestral e na Pesquisa Interdisciplinar Prática a ser realizada em ambientes escolares e não escolares. |
|
|
|
|