Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 13 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (19.00.33)
Código: EDE0018
Nome: METODOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO ESPECIAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Bases teóricas das metodologias ativas e abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem; Metodologias Ativas, suas funções sociais e relações com o contexto educativo; Design Thinking, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, Abordagem STEAM, Cultura Maker e Robótica Educacional na perspectiva da educação especial; Projetos e boas práticas envolvendo Metodologias Ativas na educação especial; Processos avaliativos na educação especial envolvendo Metodologias Ativas.
Referências: BABACI-WILHITE, Z. Promoting Language and STEAM as Human Rights in Education Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics. Berkeley, CA, USA: University of California Berkeley, 2019. BACICH, L; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018. BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI [recurso eletrônico]. Trad. Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2014. BRITO, EVERTON DA SILVA; VIANA, Flávia Roldan. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES RESIDENTES DO CURSO DE LETRAS ¿ LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS DA UFRN. In: MARTINS, Ernane Rosa. (Org.). Ambientes Informatizados e a Informática na Educação. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 23-33. Buck Institute for Education. Aprendizagem baseada em projetos [recurso eletrônico]: guia para professores do ensino fundamental e médio / Buck Institute for Education ; tradução Daniel Bueno. – 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2008. CASTELLAR, S. M. V. (Org.). Metodologias ativas: introdução. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016. COSTA, G. M. C. (Org.). Metodologias ativas: métodos e práticas para o século XXI. Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2020. DIESEL, A; BALDEZ, A. L. S; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema | Volume 14 | Nº 1 | pp. 268 a 288, 2017. LUCHESI, B. M; LARA, E. M. de O; SANTOS, M. A. dos. (Orgs.). Guia prático de introdução às metodologias ativas de aprendizagem [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS: Ed. IFMS, 2022. MONTEIRO, M. F; GONZALEZ, M. V. S; FONSECA, G. F; VIANA, Flávia Roldan. A robótica educacional e a aprendizagem das regras em sala de aula: uma proposta inclusiva. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, p. e1117-e1128, 2020.
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( MCI0038 OU FON0024 ) ATIVO 13/12/2016
( MCI0038 OU FON0024 ) INATIVO 19/06/2012 09/07/2017
( MCI0038 OU FON0024 ) INATIVO 01/07/2013 09/07/2017
( MCI0038 OU FON0024 ) INATIVO 06/08/2013 13/12/2016

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