Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA (11.32.29.13)
Código: ETIM0018
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Educação em Saúde: aspectos históricos e conceituais. Análises críticas das práticas de educação em saúde. Teorias educacionais modernas e contemporâneas. Educação em saúde como prática social. Educação popular em saúde. Modelo dialógico de educação em saúde. O trabalho em grupos de educação em saúde. Educação em saúde para pessoas que vivem com enfermidades crônicas na atenção básica.
Referências: BRICEÑO-LEÓN, R. Siete tesis sobre la educación sanitária para la participación comunitária. Cad. Saúde Públ. 1996;12(1):7-30. BUENO, S.M.V. O lúdico, o artístico e o sócio cultural na Educação para a Saúde. Ribeirão Preto: FIERP / EERP, 2009. BUENO, S.M.V. Tratado de Educação para Saúde. Ribeirão Preto: FIERP/EERP-USP, 2012, 187p. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 36 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. GRAZZINELLI, M.F; REIS, D.E; MARQUES, R. de C (org.) Educação em Saúde: teoria, métodos e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. MARTÍNEZ-HERNAEZ, A. Dialógica, etnografia e educação em saúde. Rev Saúde Públ. 2010;44(3):399-405. MELO, L.P. et al. A experiência de estudantes de enfermagem em um grupo de educação em saúde: uma abordagem dialógica. Rev Bras Prom Saúde. 2011;24(2):180-8. MELO, L.P.; CAMPOS, E.A. “O grupo facilita tudo”: significados atribuídos por pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 a grupos de educação em saúde. Rev Latino-am Enferm. 2014;22(6):980-7.

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