Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA (11.32.29.13)
Código: ETIM0015
Nome: ENSINO BASEADO NA COMUNIDADE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A experiência brasileira de educação baseada na comunidade para as profissões da saúde. A educação baseada na comunidade e as políticas indutoras dos cursos de graduação em saúde. A educação baseada na comunidade e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Integração ensino-serviço-comunidade. PET-SAÚDE e PRÓ-SAÚDE. Inserção precoce dos estudantes das profissões da saúde na Atenção Básica. Iniciativas educacionais de provimento e fixação de profissionais de saúde no Sistema Único de Saúde em áreas remotas e de maior vulnerabilidade.
Referências: BOLLELA, V.R. et al. (orgs.). Educação baseada na comunidade para as profissões da saúde: aprendendo com a experiência brasileira. São Paulo-Ribeirão Preto: FUNPECEditora, 2014. BRANDÃO, E.R.M.; ROCHA, S.V.; SILVA. S.S. Práticas de integração ensino-serviçocomunidade: reorientando a formação médica. Rev Bras Educ Méd 2013.37(4):573-7. BRASIL. Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e no 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2013/Lei/L12871.htm. BRASIL. Ministério da Saúde. Seminário Nacional sobre Escassez, Provimento e Fixação de Profissionais de Saúde em Áreas Remotas de Maior Vulnerabilidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. COFFEY, H. ‘‘They taught me’’: The benefits of early community-based field experiences in teacher education. Teaching and Teacher Education, 26 (2010):335-42. CYRINO, Eliana Goldfarb et al. Ensino e pesquisa na estratégia de saúde da família: o PETSaúde da FMB/Unesp. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl. 1, p. 92-101, Mar. 2012. DEMARZO, MMP et al. Diretrizes para o Ensino na Atenção Primária à Saúde na Graduação em Medicina. Rev Bras Educ Méd 2012.36(1):143-8. FERREIRA, Janise Braga Barros; FORSTER, Aldaísa Cassanho; SANTOS, José Sebastião dos. Reconfigurando a interação entre ensino, serviço e comunidade. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl. 1, p. 127-133, mar. 2012. HADDAD, Ana Estela et al. Pró-Saúde e PET-Saúde: a construção da política brasileira de reorientação da formação profissional em saúde. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl. 1, p. 03-04, mar. 2012. HUNT, J.B.; BONHAM, C.; JONES, L. Understanding the goals of service learning and community-based medical education: a systematic review. Academic Medicine, 2011;86(2):246-51. JORGE, M.L.C.G. et al. Leadership, management and teamwork learning through an extracurricular project for medical students: descriptive study. Sao Paulo Med J. 2014;132(5):303- 6. LEITE, Maisa Tavares de Souza et al. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde na formação profissional. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl.1, p. 111- 118, mar. 2012. MAKABE, M.L.F.; MAIA, J.A. Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração coma Equipe de Saúde da Família na graduação. Rev Bras Educ Méd 2014.38(1):127-32. TALAAT, W.; LADHANI, Z. (editors). Community based education in health professions: global perspectives. Genebra: WHO, 2014.

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