Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA (11.32.29.13)
Código: ETIM0013
Nome: PRÁTICA DOCENTE E QUESTÕES DE ENSINO II
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O estágio busca aprofundar a experiência docente do mestrando iniciada na disciplina Prática Docente e Questões de Ensino I. Os alunos inscritos optarão entre diferentes módulos oferecidos no Curso de Medicina da EMCM/UFRN para realizar seus estágios, sob a supervisão conjunta do docente a cargo do módulo escolhido e o docente responsável pelo Programa de Estágio Docência. O estágio envolve a participação no planejamento do módulo e das atividades didáticas exposição e discussão em sala de aula e avaliação tanto dos estudantes como dos resultados obtidos pela disciplina. Os seguintes tópicos terão destaque na reflexão sobre este processo: desenvolvimento de currículo processo ensino-aprendizado processos de avaliação e especificidades do ensino na saúde. Especial atenção será dada à discussão e avaliação conjunta da experiência docente dos mestrandos nas atividades com alunos de graduação.
Referências: BICUDO, M.A, organizador. Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: Editora UNESP; 1999. MAMEDE, S(Org.) et al. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. São Paulo: Hucitec; Escola de Saúde Pública do Ceará, 2001. MARINS, J.J.N. et al. (orgs.). Educação médica em transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: HUCITEC, 2004. MARINS, J.J.N.; REGO, S. (orgs.). Educação médica: gestão, cuidado, avaliação. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC/ABEM, 2011. TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo: Ed. Phorte, 2010. ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus Editorial, 2009. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 36 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 43 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2001. PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e competências em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. PINTO, Tiago Rocha; CIRYNO, Eliana Goldfarb. Profissionais de saúde como professores: tensões e potências nas práticas de ensino na atenção primária à saúde. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. BOLLELA, V.R. et al. (orgs.). Educação baseada na comunidade para as profissões da saúde: aprendendo com a experiência brasileira. São Paulo-Ribeirão Preto: FUNPECEditora, 2014. TALAAT, W.; LADHANI, Z. (editors). Community based education in health professions: global perspectives. Genebra: WHO, 2014.

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